Prefeitura de Lorena fecha emergencial para serviço de iluminação pública

Prefeito consegue aval para contratar empresa para recompor 803 pontos apagados

Operador faz manutenção em ponto de luz com defeito em Lorena (Foto: Lucas Barbosa)
Operador faz manutenção em ponto de luz com defeito em Lorena (Foto: Lucas Barbosa)

Da Redação
Lorena

De um lado, a resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que determinou que as prefeituras assumam a manutenção da iluminação pública. De outro, os governos municipais sem estrutura para o cumprimento da resolução.

Desde que a determinação passou a valer, se passaram sete meses e a maioria das cidades do País ainda têm problemas para arcar com a responsabilidade. Em Lorena, para amenizar a situação, que segue indefinida devido a um apontamento feito pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), a Prefeitura realizou a contratação emergencial de uma empresa para o conserto de 803 pontos de luz que estão apagados. O contrato foi assinado na última terça-feira.

De acordo com o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Marcos Anjos, o acordo precisou ser fechado com urgência, após o apontamento. “Nós fizemos o processo licitatório, e esse processo licitatório, próximo do certame, veio uma indicação do Tribunal de Contas do Estado determinando a suspensão desse certame”.

Atualmente, existem quase 9 mil pontos de iluminação pública na cidade, sendo que quase 10% estão apagados.

O secretário afirmou que a troca das lâmpadas deve começar durante essa semana. “Todo munícipe que ligou, fez o seu relato como era anteriormente: apagava a luz, ele ligava e dava o endereço. Então, nesse cadastro, nós temos 803 pontos em Lorena”.

O morador que precisar informar problemas com a iluminação pública deve entrar em contato com a secretaria de Serviços Urbanos. A licitação só poderá ser retomada depois que a Prefeitura se adequar às exigências feitas pelo TCE.

O contrato emergencial tem prazo de 160 dias para execução, com valor de R$ 119 mil.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?