Postes queimados aumentam insegurança em alunos da USP

Estudantes reclamam da falta de iluminação na porta da faculdade em Lorena

Acesso ao campus 1 da USP, em Lorena; estudantes sofrem com problemas no sistema de iluminação (Elisabeth Almeida)
Acesso ao campus 1 da USP, em Lorena; estudantes sofrem com problemas no sistema de iluminação (Elisabeth Almeida)

Elisabeth Almeida
Lorena

Alunos da EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena) reclamaram da falta de iluminação na entrada do Campus 1 da universidade. No local, quatro postes estão com as lâmpadas queimadas e os jovens se sentem inseguros em sair da instituição no período noturno.
De acordo com os próprios estudantes, o problema se arrasta há muito tempo. “A iluminação ali sempre foi fraca, mas agora já tem um mês que estamos totalmente no escuro”, contou a aluna de engenharia ambiental, Gabriela Custódio.
Segundo o atual administrador da prefeitura do campus, Vanderlei Ribeiro, a universidade está à espera de uma equipe da Prefeitura. “Nenhum aluno fez uma reclamação formal e por isso não tinha conhecimento do fato. Mas já protocolamos um pedido junto à secretaria de Serviços Municipais e estamos esperando uma equipe para averiguação”.
De acordo com o aluno do primeiro ano de engenharia de produção, Alesson Santos, o problema se estende há quase um mês. “Já tem um bom tempo que as lâmpadas dos postes queimaram e não sinto segurança alguma de aguardar fora da universidade, já que além da escuridão, ali é uma estrada de mudança de cidades e atrás do ponto de ônibus tem um matagal”.
A sensação de vulnerabilidade é compartilhada com sua colega de instituição Ligia Lopes, aluna de engenharia química. “Tenho muito medo por que quando começa a entardecer fica um breu, só temos visão quando os carros passam com farol ligado”.
Lidia foi além e contou que os alunos de outras cidades estão na mira dos bandidos. “Lorena é uma cidade pequena e por conta disso todos sabem quem é da cidade e quem não é, por isso acho que somos um alvo muito fácil para os assaltantes”.
De acordo com a Prefeitura de Lorena, uma equipe será enviada ao local para verificar o problema e ressaltou a importância de que a população informe a secretaria de Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural sobre pontos de lâmpadas queimadas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?