Paratleta lorenense é escolhido para carregar tocha olímpica em 2016

Lucas Santos vence votação interna do Comitê Olímpico; nadador carregará símbolo da competição em Minas Gerais

 

Lucas Barbosa

Lorena

Lucas Santos, o paratleta escolhido para carregar a tocha olímpica em 2016 (Lucas Barbosa)
Lucas Santos, o paratleta escolhido para carregar a tocha olímpica em 2016 (Lucas Barbosa)

O paratleta lorenense, Lucas Santos, foi escolhido na última segunda-feira para ser um dos carregadores da tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Nascido sem o braço esquerdo, o jovem de 25 anos encontrou no esporte o estímulo para mergulhar de cabeça em seus sonhos.

No início da adolescência, Lucas foi convidado pelo educador físico, Pedro Mayer, durante o ‘Dia do Desafio’, a começar a praticar natação no CSU (Centro Social Urbano) de Lorena. Meses depois, o jovem começou a integrar a equipe de natação e participar de competições.

Em 2013, o nadador se inscreveu num processo seletivo para estagiar na organização das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Aprovado, Lucas foi obrigado a deixar familiares e amigos em Lorena e partir para a ‘Cidade Maravilhosa’. “Como morador do interior sozinho na cidade grande, encontrei vários obstáculos até conseguir deixar tudo em ordem, obstáculos que posso comparar com as ondas de Ipanema, a cada dia era um ‘caixote’ diferente. Mas, isso não me desanimava pelo contrário me inspirava a dar cada vez mais ‘braçadas’”.

Desde fevereiro de 2014, Lucas, formado em Educação Física, trabalha no Comitê dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, no setor de Apresentação do Esporte. Mesmo com uma série de atribuições diárias no trabalho, Lucas nunca deixa de nadar e praticar outros esportes.

Recentemente, o Comitê abriu uma votação entre os funcionários internos para que eles escolhessem quem deveria ser os carregadores da tocha. Os candidatos tiveram que escrever um texto explicando o porquê deveriam ser escolhidos para esta missão. “Confesso que apesar de ter me inscrito, não acreditava que pudesse ser escolhido devido à quantidade de concorrentes. Quando recebi a notícia de um amigo, achei que ele estava brincando, então fui conferir no site. Foi muito emocionante saber que vou fazer parte do revezamento da tocha, eu não sabia pra quem eu contava e quem abraçava primeiro”.

O paratleta lorenense conduzirá a tocha olímpica na cidade Governador Valadares (MG) no dia 11 de maio de 2016. Buscando incentivar outras pessoas a praticarem esportes, Lucas revelou uma frase que tomou como estímulo para praticar natação. “Aconselho que os deficientes físicos experimentem alguma modalidade esportiva. Garanto que sairão de lá bem melhor que entraram. Tem uma frase que eu gosto muito que diz o seguinte: ‘Corações inteiros em corpos mutilados vão bem mais longe que corpos perfeitos em corações amputados’”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?