Para conscientizar sobre Aids, Lorena realiza campanha “Fique Sabendo”

Ação, que começou na segunda, segue até sexta-feira; resultado dos exames sai em vinte minutos

Da Redação – Lorena

 

Em razão do Dia Mundial da Luta contra a Aids, no dia 1.º dezembro, a Prefeitura de Lorena aderiu a campanha nacional “Fique Sabendo”, que teve início na última segunda-feira, na praça Arnolfo de Azevedo, e segue com atendimentos nos postos de saúde até a próxima sexta. A ação tem como objetivo conscientizar a população na prevenção de doenças como sífilis e AIDS. Testes gratuitos são realizados na hora para a identificação da doença.

A verificação da sífilis é feita através pulsão digital, que se dá por uma picada no dedo. A análise é feita em 15 minutos. Já o teste de HIV é feito extraindo fluido oral da gengiva, e o resultado sai em vinte minutos.

De acordo com a coordenadora do programa DST/AIDS, Monique Fernandes, a campanha está sendo bem aceita. “O que deixa a gente muito preocupada é que as pessoas estão muito vulneráveis. Então existe o período da janela imunológica. Ela fez o teste hoje, mas por conta de não ter se prevenido, usado o preservativo, ela tem de repetir daqui a trinta dias, para a gente dar um diagnóstico certeiro, se ela é ou não positiva para o vírus HIV”.

O foco da campanha são pessoas que tem uma vida sexualmente ativa, mas por Lorena ser considerada uma cidade universitária, a secretaria de Saúde pretende atingir principalmente os jovens de 18 a 20 anos. Para isso, Monique revelou que palestras serão realizadas em instituições de ensino. “Esse ano temos a ajuda da Pastoral da AIDS, junto com a igreja, CNBB, que estão colaborando para conscientizar mais pessoas”.

Em caso de resultado positivo, a secretaria conta com equipes de psicólogos para auxiliar no início do tratamento, que deve ser imediato.

Os dois testes estão sendo realizados em qualquer unidade de saúde do município, das 8h às 17h. A expectativa é de que sejam realizados 700 testes durante a campanha.

 

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?