Novos casos confirmados na região mantém atenção com o sarampo

Postos disponibilizam vacinas de segunda a sexta-feira para crianças e adultos

Vacinação de criança na campanha que tenta combater o sarampo (Foto: Divulgação PMP)
Vacinação de criança na campanha que tenta combater o sarampo; região tem novos casos (Foto: Divulgação PMP)

Rafaela Lourenço
Região

A preocupação com o sarampo segue em alerta na região. Os números de casos confirmados e suspeitos aumentaram em cidades como Pindamonhangaba, Lorena e Ubatuba. As secretarias de Saúde intensificaram as ações para vacinar o público alvo.

Erradicado no Brasil desde 2016, o sarampo volta a fazer vítimas no país e a registrar casos na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). De acordo com o Ministério da Saúde, devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas (dose extra), sendo a primeira dose em crianças que completarem um ano, e a segunda dose com 15 anos de idade, sendo a última dose por toda a vida.

Em Pindamonhangaba, os casos confirmados subiram de 7 para 8. Segundo a Prefeitura, o mais recente é de uma mulher de 39 anos, moradora do bairro Socorro. Ela foi medicada e passa bem. Conforme procedimento padrão, após a suspeita registrada, toda a região recebeu o bloqueio da Saúde. Até o fechamento desta edição, 21 pacientes aguardavam resultado de exames laboratoriais.

Na cidade, além do posto central, o Ciaf (Centro Integrado de Assistência à Família), todas 21 unidades de saúde contam com as vacinas. O atendimento é realizado das 8h às 16h.

De acordo com a secretaria de Saúde de Lorena, dos 22 casos suspeitos que aguardavam resultado do Instituto Adolf Lutz, um foi descartado e dois diagnosticados reagentes, ambos em crianças, um bebê de dez meses e outro de um ano.

A Prefeitura de Lorena ressalta que as recomendações para os responsáveis de crianças com idade inferior a 6 meses são evitar locais onde haja aglomerações, manter higienização e ventilação adequada dos ambientes, e que procurem imediatamente um serviço de saúde em caso de sintomas como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.

Na cidade as vacinas estão disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Ubatuba confirmou na última terça-feira a segunda vítima da doença, um bebê de 11 meses, morador do bairro Ipiranguinha. Outros vinte casos suspeitos estão sendo apurados.

Cruzeiro aparece com um caso confirmado da doença e sete que aguardam resultados de exames. No município, o atendimento também é feito em todos os postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A secretaria de Saúde de Potim confirmou que a única infecção registrada na cidade foi no início de agosto em uma criança de 1 ano e 2 meses. Ao que tudo indica, o vírus teria sido contraído em uma viagem feita a São Paulo. A criança passa bem.

Em Potim as doses estão disponíveis na Sala da Vacina, de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h. A UBS fica à praça Padre Josiro Ribeiro da Silva, 100, no Frei Galvão.

Aparecida informou que atualmente não há casos suspeitos na cidade, e o único confirmado é autóctone, de um bombeiro que contraiu o vírus em Franco da Rocha-SP.

Em todos os municípios é indicado levar a carteira de vacinação para o profissional de saúde verificar a necessidade de aplicação da dose.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?