Nova sede da secretaria de Educação de Lorena é inaugurada

Aluguel de antiga sede era de R$ 6 mil; prédio reformado é doação do governo do Estado ao município

Inauguração secretaria educação Lorena (51)
Inauguração da secretaria de Educação; prédio foi doado pelo governo do Estado (Foto: Estéfani Braz)

Da redação

Lorena

A Prefeitura de Lorena inaugurou na última quinta-feira (24) a reforma do prédio que será a nova sede da secretaria de Educação “Professora Maria Antonietta Andrade”. O local do ano de 1950, foi doado pelo governo do Estado ao município e estava inutilizado há alguns anos, agora foi totalmente reestruturado para abrigar a pasta.

A nova sede abrigará além do gabinete da secretária, departamentos relacionados ao transporte escolar, merenda, Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), Oficina Pedagógica, supervisão de ensino, coordenação do projeto ‘Aluno em Tempo Integral’, almoxarifado e manutenção, num total de quase 60 funcionários.

A secretária da pasta, Maria Aparecida Ramiro Nogueira, afirmou que o local contribuirá para a redução nos gastos. “O prédio onde estamos atualmente ele é alugado e nós estamos em contenção de despesas devido à situação do país. E isso é muito importante para nós. Fora isso, a reforma deste prédio reflete um pouco o governo do Fábio Marcondes que é um governo sério e que está reformando desde o momento em que ele assumiu”.

A antiga sede da secretaria é de propriedade da Mitra Diocesana de Lorena e o aluguel pago pelo Executivo era cerca de R$ 6 mil. O prédio reformado foi cedido pelo governo Estadual por tempo indeterminado.

Segundo a chefe da pasta, a atual administração encontrou diversos prédios em estado precário. “Nós assumimos uma Prefeitura com 38 prédios depredados, em péssimo estado, e aos poucos nós estamos colocando os prédios no lugar, porque para nós a educação se faz no banco da escola e onde a secretária fica é o de menos, mas onde fica o aluno que é importante para nós”.

De acordo com a Prefeitura, a secretaria de Educação realiza diariamente 60 atendimentos e a rede municipal tem atualmente mais de 8.500 alunos.

O prefeito Fábio Marcondes falou sobre as atitudes para melhorar a área da educação. “A gente está num processo de recuperação da secretaria de Educação com todas as ações que já tivemos desde concurso público, o problema dos professores contratados que foi resolvido, que hoje são legalmente contratados os substitutos; as reformas de mais de vinte escolas; agora as últimas dezenove estão iniciando a reforma; melhoras em ventiladores e bebedouros. Toda uma estrutura melhor”.

A mudança para o prédio reformado que fica na Rua Comendador Custódio Vieira, nº 332, Centro, deve ser concluída na próxima segunda-feira (28).

 

Plano Municipal de Educação de Lorena deve ser votado até dezembro

Projeto está em fase de elaboração do projeto de lei; empresa especializada foi contratada para realizar diagnostico do município

Da redação

Lorena

O plano municipal de Educação tinha como prazo final, para ser sancionado, o mês de junho deste ano. Mas, em todo o país, diversos municípios estão com dificuldades para elaboração do projeto, dentre eles, a cidade de Lorena.

Na última sessão de Câmara, o vereador Padre Coelho apresentou um requerimento solicitando informações a respeito do andamento do processo. “Como sou presidente da Comissão de Educação na Câmara, a minha preocupação, já desde o ano passado e início deste ano, foi de cobrar por parte da secretaria de Educação os encaminhamentos necessários para elaboração e aprovação desta lei, que vai estabelecer para os próximos dez anos aqui no municipio, quais são os caminhos que a gente vai trilhar para melhorar a qualidade da educação”.

De acordo com um levantamento do MEC, realizado mensalmente, dos 5.570 municípios brasileiros, 5.271 já sancionaram o plano e 51 aprovaram a lei. Apenas 248 cidades ainda não concluíram o projeto.

A secretária de Educação da cidade, Maria Aparecida Ramiro Nogueira afirmou que a demora à elaboração se deve aos detalhes minuciosos. “A gente queria um diagnóstico da cidade de Lorena muito bem feito, porque hoje nós estamos vendo que existem alguns prédios, em algumas regiões, que estão ficando sem aluno e em outras regiões, eu precisaria de prédios e fica muito difícil você detectar qual é a região que está crescendo, que você precisa construir, para que a gente não construa sem necessidade”.

Uma empresa especializada no assunto foi contratada para realizar o levantamento. Entretanto, o nome e o valor do contrato não foram divulgados.

Segundo Maria Aparecida, a intenção é de que o plano esteja pronto até novembro. “Nós estamos com pretensão de entregar, no máximo, até o início de dezembro para a Câmara. Daí o prefeito entrega à Câmara um projeto de lei criando o nosso plano municipal”.

Atualmente, estão sendo realizadas reuniões com os profissionais da área da Educação. A chefe da pasta informou ainda que os encontros estão sendo separados de acordo com os segmentos.

 

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Nova sede da secretaria de Educação de Lorena é inaugurada

  • 17 de janeiro de 2018 em 14:58
    Permalink

    quero deixa aqui minha reclamaçao fui na escola do gabreil preste desde ano -passado tentando vaga e nao vem dizer que nao tem que tem porque arrumou pra um moço mas pra o meu filho nao a tambem fui no ballerine se nao me arrumar vou resollver chamando a tv

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?