Nova rota da Estrada Real promete impulsionar turismo religioso

Projeto levará caminho religioso à seis cidades; assunto reuniu secretários do Vale do Paraíba durante evento em Lorena

Placa da Estrada Real em Lorena; proposta quer ampliar circuito (Foto: Lucas Barbosa)
Placa da Estrada Real em Lorena; proposta quer ampliar circuito (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Regional

Uma parceria entre o Instituto Estrada Real e o governo de Minas Gerias lançará em setembro o Crer (Caminho Religioso da Estada Real). A importância do novo roteiro de peregrinação, que ligará Caeté-MG a Aparecida, foi discutida durante uma reunião na manhã da última terça-feira na Casa de Cultura, em Lorena.

A proposta é impulsionar o turismo religioso no eixo São Paulo-Minas Gerais. Com a presença de representantes das secretarias estaduais dos dois estados, o encontro teve como objetivo revelar as expectativas de avanço no setor turístico e econômico que o Crer proporcionará as oito cidades que fazem parte do novo roteiro.

Além de Aparecida, os únicos municípios do estado que integram o percurso são Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena e Guaratinguetá. A reunião também foi uma oportunidade para que os presentes realizassem questionamentos e sugestões sobre o projeto.

O presidente do Instituto Estrada Real, Eberhard Hans Aichinger, explicou que a ideia de criar o roteiro foi motivada por um levantamento da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que apontou que mais de oito milhões das viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé. O estudo também revelou que praticamente a metade dos brasileiros que visitam Aparecida veem de cidades mineiras.

Aichinger destacou ainda que a iniciativa será lançada em setembro, com a “Romaria 550”, que comemora os trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e os 250 do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.

O secretário de Cultura e Turismo, Roberto Bastos, o Totô, ressaltou a importância da reunião e a inclusão de Lorena no roteiro. “O encontro foi fundamental para que os representantes das cidades da região pudessem se aprofundar ainda mais neste projeto. A expectativa é que a nova rota proporcione um aumento de turistas que buscam conhecer as atrações religiosas e turísticas, o que consequentemente poderá refletir na economia local”.

Estrada Real – Considerada a maior rota turística do País, com 1.630 quilômetros de extensão, a Estrada Real passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O percurso era utilizado pela Coroa Portuguesa, no século 17, para transportar ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?