Mudança de local da feira da Vila Nunes divide opiniões em Lorena

Executivo Municipal determina transferência após implantação de ciclofaixa; estudo pode levar Feira da Barganha para arredores do Mercadão

A barraca de frutas e legumes recebe atenção de consumidora em feira de Lorena; cidade avalia mudanças no sistema para feirantes (Foto: Lucas Barbosa)
A barraca de frutas e legumes recebe atenção de consumidora em feira de Lorena; cidade avalia mudanças no sistema para feirantes (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Com a recente implantação da ciclofaixa na avenida Marechal Teixeira Lott, que liga o Vila Nunes ao Centro de Lorena, a Prefeitura ordenou a mudança de local da feira para o Vila Geny. A transferência vem dividindo opiniões e o Executivo não descarta a possibilidade de alterar o local de outra tradicional feira.

Na tentativa de promover melhorias na mobilidade urbana do município, principalmente oferecendo maior segurança aos ciclistas, no final de março foram investidos R$ 213 mil na colocação de 1,6 quilômetro de ciclofaixa ligando a já existente na Vila Nunes até a praça Arnolfo de Azevedo, no Centro. A implantação acabou ocupando um lado da avenida Marechal Teixeira Lott, onde aos sábados diversas barracas de feirantes ficavam concentrados.

Em 31 de março, a administração municipal anunciou que a feira seria transferida para as ruas João Pinto Antunes e Pedro Branco, no bairro da Vila Geny.

Desde então a mudança vem dividindo as opiniões dos moradores da região. O aposentado Vanderlei Ribeiro, 64 anos, apontou os transtornos causados pela mudança. “Não posso tirar o meu carro da garagem porque fica um monte veículo estacionado na minha porta. Ao invés dessa rua estreita, a Prefeitura deveria ter a levado para a rua Sebastião Lopes que é bem mais larga. Fora isso, eles tinham que ter nos consultado antes de por a feira aqui”, reclamou.

Já a comerciante Maria de Fátima da Cruz, 52 anos, aprovou a mudança de local da feira. “Os feirantes tem o direito de terem um lugar para ganharem o seu sustento. Acho que alguns vizinhos deveriam parar de pensar só em si e perceber que dezenas de pessoas precisam trabalhar. Além disso essa mudança tem ajudado no meu comércio, já que os feirantes estão consumindo os meus produtos”.

Outro morador da rua que passou a receber a feira, o aposentado José Antônio de Moraes, 65 anos, disse que não conseguiu ter uma opinião definitiva e apontou os prós e contras da transferência da feira para a João Pinto Antunes.

Ele até sugeriu algumas mudanças que deveriam ser adotas pelos comerciantes. “Afeta a gente um pouco, mas temos que entender que a feira é importante para os comerciantes e consumidores. Só acho que o pessoal das barracas de peixe não deveriam poder jogar essa água na rua, porque ninguém aguenta mais o fedor que fica por dias aqui”.

Em nota oficial, a Prefeitura informou que por enquanto não há possibilidade de mudanças de locais de outras feiras. O Executivo ressaltou que a transferência da feira do Vila Nunes somente foi efetuada devido a implantação da ciclofaixa.

Mercadão – No final de março, o Jornal Atos publicou uma matéria sobre o balanço dos primeiros nove meses de funcionamento do Mercado Municipal, o Mercadão. Na ocasião o diretor administrativo do centro comercial, Benedito Donizetti Rosa, revelou que foi iniciado um estudo para a uma possível mudança de local da tradicional ‘Feira da Barganha’, que é realizada aos domingos na estrada Santa Terezinha, no Vila Hepacaré.

Rosa explicou que existe a possibilidade de que a feira retorne para as proximidades do Mercadão, mas que caso isto ocorra haverá uma maior fiscalização para evitar a comercialização de mercadorias de procedência duvidosa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?