Morre o jornalista esportivo Juarez Soares

Ex-Rádio Cultura e estudante do São Joaquim, o “China” marcou história na transmissão esportiva nacional

Jornalista esportista que faleceu terça-feira; começo de carreira em Lorena (Foto: Reprodução)
Jornalista esportivo que faleceu nesta terça-feira; começo de carreira em Lorena (Foto: Reprodução)

Da Redação
Lorena 

Morreu nesta terça-feira (23) o comentarista esportivo Juarez Soares. Com 78 anos, o “China”, como era conhecido, passou pelas principais redações esportivas do país. Juarez Soares estava em tratamento contra um câncer de cólon.

Com o nome ligado às grandes transmissões esportivas dos anos 80 e 90, ele nasceu no Vale do Paraíba, no dia 16 de julho de 1941, em de São José dos Campos. Ainda na adolescência, descobriu o amor pelo jornalismo esportivo, começando a carreira na extinta rádio Cultura, de Lorena, com apenas 17 anos.

Juarez voltava à cidade com frequência. Em Lorena, estudou no colégio São Joaquim.

Em relato ao site esportivo “Terceiro Tempo”, contou a primeira oportunidade na profissão surgiu praticamente por acaso. Um dia, perguntou ao amigo de Sabará, que fazia sucesso cantando na Rádio Cultura, se poderia lhe ajudar a fazer um teste na emissora. A resposta foi positiva e dias depois fazia sua primeira narração esportiva.

Em São Paulo, ganhou a primeira oportunidade na rádio Difusora, em 1961. Ainda de acordo com o “Terceiro Tempo”, o China estreou no dia 16 de agosto de 1961, na vitória do Hepacaré, de Lorena, sobre o Estrela da Saúde, por 1 a 0, com um gol de Tijolinho.

Marcou seu nome em equipes da TV Globo, Bandeirantes, SBT e Record. Seu último trabalho foi na Rede TV, onde fazia parte da equipe do “Bola na Rede”, ao lado de companheiros do tempo de Band, ao lado de Luiz Ceará e Silvio Luiz. Deixou a emissora em abril.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?