Moradores cobram rigor em fiscalização da Prefeitura por queimadas em Lorena

Famílias de três bairros sofrem com fumaça que atrapalha motoristas na Estrada Velha

Queimada toma conta de terreno às margens da Curva do Carneiro, na Estrada Velha Lorena-Guaratinguetá; famílias cobram fiscalização (Foto: Lucas Barbosa)
Queimada toma conta de terreno às margens da Curva do Carneiro, na Estrada Velha Lorena-Guaratinguetá; famílias cobram fiscalização (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Como se já não bastasse o forte calor e o tempo seco, os moradores de três bairros de Lorena estão sendo obrigados a conviver diariamente com os transtornos causados por queimadas irregulares. Além de uma maior fiscalização nos terrenos atacados, as famílias cobram a identificação dos criminosos.

Com uma criança de colo e um idoso acamado em casa, a atendente de telemarketing, Taynara Rodrigues, 31 anos, denunciou que as constantes queimadas em dois terrenos da avenida São Paulo, no Industrial, têm causado diversos problemas à sua família.

Ela revelou ainda que nas duas últimas semanas os terrenos foram incendiados quatro vezes. “Essa palhaçada está agravando os problemas respiratórios do meu avô. Mesmo com esse calor, sou obrigada a deixar a janela do quarto do meu filho trancada. Já está um calor do inferno e a gente ainda tem que aguentar essa fumaça fortíssima em casa”.

Taynara cobrou maior fiscalização por parte do poder público. “A Prefeitura tem que mandar uns fiscais para multar essas pessoas que insistem em atear fogo nesses terrenos da avenida São Paulo. Pagamos nossos impostos e não temos nem tranquilidade para poder abrir a janela da nossa casa”.

Na tarde da última quarta-feira, a reportagem do Jornal Atos flagrou uma queimada em uma área ao lado da rotatória conhecida como Curva do Carneiro, na estrada Prefeito Aristeu Vieira Vilela, mais conhecida como Estrada Velha. Além de invadir a pista, a fumaça atingiu o início do bairros do Cecap e Vila Rica.

De acordo com o vigilante noturno, Jackson de Lima, 29 anos, o trecho vem sofrendo com queimadas criminosas há mais de dois meses. “Passo aqui quase todo dia e já perdi as contas de quantas vezes já vi as propriedades perto da Curva do Carneiro pegando fogo. Olha essa fumaceira que está aqui hoje, atrapalha muito quem está dirigindo no sentido Guará. É triste a falta de consciência dessas pessoas que fazem uma besteira dessas”.

Fiscalização – Em nota oficial, a Prefeitura de Lorena ressaltou que atear fogo em terrenos baldios é crime ambiental, passível de sanções previstas no Código Florestal, na Lei de Contravenções Penais e no Código Penal. Além disso, uma lei municipal proíbe o uso de fogo como meio de limpeza de terrenos e preparo do solo para plantios.

A nota enfatizou ainda que “ocorrendo a queimada, o cidadão deve fazer a denúncia à secretaria de Meio Ambiente e acionar o Corpo de Bombeiros para providências imediatas na contenção do incêndio para que ele não tome proporções maiores”.

Caso os funcionários da secretaria de Meio Ambiente flagrem a queimada, o autor será atuado por crime ambiental. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3157-2619.
A nota não esclareceu como está o trabalho de fiscalização municipal contra queimadas na cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?