Maurinho assume Câmara com reforma administrativa e planos para Prefeitura

Alterações no sistema, exonerações e polêmica com obra são demandas herdadas pelo novo presidente

O vereador de Lorena, Maurinho Fradique, que assumiu presidência do Câmara e planeja medidas na Casa (Foto: Rafaela Lourenço)
O vereador de Lorena, Maurinho Fradique, que assumiu presidência do Câmara e planeja medidas na Casa (Foto: Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
Lorena

A Câmara de Lorena passou por mudanças na gestão e tem agora a expectativa de alterações. O atual presidente Maurinho Fradique (PTB) assumiu o cargo para o biênio 2019/2020 com demandas de obras e adequações administrativas deixadas pelo antecessor. Para ele, os dois anos na presidência servirão de trampolim para projetos mais ousados, com foco em 2020.

A cerimônia de posse da nova mesa administrativa, que além de Fradique, conta com o vice-presidente Samuel de Melo (PTB), o primeiro secretário Fábio Matos (PCdoB) e segundo secretário Pedro da Vila Brito (PTB), foi realizada no último dia 2.

Segundo o presidente, o processo de transição com o vereador Waldemilson da Silva, o Tão (PR), no final do ano, possibilitou um início de gestão com decisões e diferentes posicionamentos sobre a administração da Câmara.

Após apontamentos do Tribunal de Contas, foram exonerados 14 cargos comissionados. Com as demissões, a Casa espera atingir uma economia de cerca de R$ 600 mil por ano. Para Fradique essa economia possibilitará novas oportunidades e recursos à Câmara. “O tempo todo falamos de economia e respeito ao erário público. Tive a coragem e o respeito focando a economicidade. Nada contra os colaboradores que foram exonerados, mas tínhamos que tomar uma atitude e essa decisão caiu sobre minha responsabilidade”.

Entre os novos projetos, o vereador discute a possibilidade de adotar o projeto “Câmara Sem Papel”, informatizando os procedimentos além de auxiliar o tempo de trabalho do servidores. Em resposta à proposta, foi implantado “um normativo de procedimento e regras de funcionamento da Câmara”. Os colaboradores passaram por uma capacitação em sistemas e software, com a empresa Embras (Empresa Brasileira de Sistemas) prestadora de serviços na Câmara, nos últimos dias 3 e 4.

“Estamos em uma era cada vez mais digital, por isso estamos uniformizando os trabalhos, reparando os colaboradores e a Casa, dando a oportunidade de especialização em algo que será instalado”.

Questionado sobre as recentes obras realizadas no prédio, como a reforma do telhado, criticada através de registros de vazamentos e infiltrações, o presidente confirmou a deterioração de anos e a necessidade das reformas feitas pelo seu antecessor, mas garantiu que sua assessoria jurídica analisará as documentações e procedimentos realizados com o setor jurídico da Câmara.

Projeto 2020 – Assumir a Presidência, Fradique já dá indicações de que pretender ir além do gabinete principal do Legislativo em 2020. Ele contou que é questionado diariamente sobre novos desafios, como a disputa pela Prefeitura. O vereador, eleito com 1.375 votos, garantiu que a prioridade atual é o trabalho à frente da Câmara, mas não economizou palavras para ressaltar sua preparação caso haja esta possibilidade. “Se a população acreditar no meu nome, no meu trabalho, com certeza estarei pronto. Essa presidência acaba sendo um trampolim para novos desafios, e pretendo fazer desse trampolim onde eu possa pular e encontrar ‘águas cristalinas (sic!)’, situações claras diante da população de Lorena”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?