Lorena registra baixa participação popular nas audiências públicas

Ferramenta disponibilizada no site oficial também tem baixos registros

Da Redação
Lorena

Uma importante ferramenta para participação da população, para expor as necessidades e melhorias para a cidade, as audiências públicas para discussão da revisão do plano diretor de Lorena, não tem chamado a atenção dos moradores da cidade.

No último sábado (20), durante o quarto encontro realizado na região da Vila Passos, englobando bairros como Parque das Rodovias, Madre Mazzarello, Vila Simão, Vila Fabiano, Santa Rita e Vila Esperança (Horto), apenas três moradores apareceram para a audiência, e apenas dois acompanharam o encontro até o final.

De acordo com o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Marcos Anjos, esse é o momento da população participar da gestão do município. “Ele (plano diretor) é uma forma do morador participar junto ao chefe do Executivo e junto ao Legislativo da gestão do município ao qual ele vive. Essa revisão, ela é baseada na instrumentação do Ministério das Cidades, Estatuto das Cidades, a qual permite e dá ferramentas ao município para que a gente planeje o nosso município”.

A divulgação das audiências públicas tem sido realizada pelo site da Prefeitura (www.lorena.sp.gov.br), rádios da região, jornais, além de mídias sociais.

Dentro do site da Prefeitura, o morador encontra uma janela que dá acesso a um formulário que pode ser preenchido por aquelas pessoas que não têm tido condição de comparecer presencialmente. Mesmo assim, o chefe da pasta afirmou que a população não tem colaborado como esperado. “Também estamos tendo baixos registros. Acreditávamos que com essa ferramenta, você pode entrar no site, da sua casa, a qualquer horário, o morador se identifica, coloca o bairro e faz ali a reclamação, ou seja, a sua necessidade, dentro dos três eixos que estão discutindo dentro das audiências públicas”.

A próxima audiência será realizada no próximo sábado (27), às 9h, na EM “Maria José Cunha Senne”, no bairro Cidade Industrial.
Eixos – São três eixos com as quais a população pode colaborar:

Eixo temático 01 – Acessibilidade; Circulação e Mobilidade Urbana: sistema viário, itinerário de ônibus, vias ou áreas de tráfego intenso, vias usadas para longas distâncias, polos de atração de tráfego, pontos que apresentam maiores problemas e acidentes de trânsito, pontos de ônibus e táxi, rampas, bicicletas.

Eixo temático 02 – Infraestrutura Urbana e Comunitária: Sistema de abastecimento de água, sistema de coleta de esgoto, pavimentação, drenagem, limpeza pública, iluminação pública, escolas, creches, unidades de saúde, academia ao ar livre, praças, parques, arborização urbana.

Eixo temático 03 – Temas Urbanísticos – Ambientais: Uso e ocupação do solo, loteamentos, áreas de risco, várzeas inundáveis, contaminação do subsolo, erosão, áreas de preservação ambiental e de proteção permanente, poluição, depósito de lixo, loteamentos clandestinos ou irregulares, patrimônio histórico.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?