Lorena recupera área perdida da fazenda do Daee para criação de parque

Prefeitura anuncia projeto para local que abrigava barragem; espaço terá trilhas e sala ambiental

A antiga sede da fazenda que abrigará a escola ambiental (Assessoria PML)
A antiga sede da fazenda que abrigará a escola ambiental (Assessoria PML)

Lucas Barbosa
Lorena

Após receber a doação de um terreno do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), onde funciona a área da barragem do Rio Taboão, a Prefeitura de Lorena anunciou na última semana que transformará o local em um parque ambiental de 800 mil m². Além de trilhas em meio à mata e espaços dedicados à prática de atividades físicas, o local contará com uma sala destinada à educação ambiental.
Nas últimas décadas, uma das principais reclamações por parte dos moradores de Lorena, concentra-se na falta de opções de lazer no município. A situação agravou-se ainda mais após a Prefeitura cercar o lago do Parque Mondesir, local tradicionalmente frequentado por famílias que praticavam ações esportivas e recreativas, e que de acordo com a atual gestão municipal, até o fim do ano também abrigará um parque ambiental.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, as edificações que estavam degradadas receberam recentemente obras de recuperação. Além de melhorias na estrutura dos telhados, o espaço, retirado do domínio do município em 2004 por denúncias de desmatamento ilegal, degradação da área e falta de desassoreamento, recebeu uma série de reparos na parte elétrica e hidráulica. “Pleiteamos esta área junto ao Daee, e agora já fizemos todo o trâmite necessário para em breve a população ter um parque ambiental à sua disposição. Já iniciamos o plantio de 10 mil árvores nativas, que certamente embelezarão muito o parque”, afirmou o secretário.
Portugal ressaltou ainda que o parque atenderá um velho pedido da população. “No parque terá uma grande trilha em que as pessoas poderão se exercitar tanto de bicicleta como a pé. Com este novo espaço os lorenenses ganharão uma ótima opção de lazer para desfrutar momentos agradáveis ao lado de seus familiares. Nossa intenção é que o parque privilegie a proteção ao meio ambiente, ofereça lazer e abrigue a cultura regional, já que grupos tropeiros utilizarão um espaço do terreno”.
Educação – Portugal revelou ainda que o parque contará com uma sala destinada à educação ambiental. Através de uma parceria com a secretaria de Educação, os alunos da rede pública terão aulas sobre questões ambientais, principalmente relacionadas à preservação. “Nosso objetivo é que as crianças e adolescentes desenvolvam, através das aulas, uma maior consciência ambiental. Esta sala ficará num ponto estratégico e certamente formaremos gerações que terão um maior senso de preservação e respeito ao meio ambiente”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?