Lorena realiza trabalho de conscientização para combater consumo de drogas

Projeto busca afastar jovens da criminalidade; ação pode se estender para escolas da rede pública

Lucas Barbosa
Lorena

Na tentativa de contribuir para que jovens não entrem no mundo das drogas e da criminalidade, a Prefeitura de Lorena realizou na última sexta-feira a primeira etapa do projeto ‘Drogas, Violência e Limites’. A ação, desenvolvida no centro educacional Milton Ballerini, conta com um trabalho conjunto das secretarias municipais e com o apoio dos órgãos de segurança do município.
Independente da nacionalidade, raça e poder aquisitivo, a problemática causada pelo consumo desenfreado de drogas vem causando sofrimento a milhões de famílias em todo o mundo.
De acordo com relatórios do Ministério da Saúde, no Brasil, o problema da dependência química segue alarmante, já que em pesquisa realizada em 2015 pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, as mortes causadas pelo consumo de drogas no País cresceram 58% nos últimos 14 anos. Além disso, um levantamento da Secretaria de Segurança de São Paulo, divulgado em 2014, mostrou que no Estado, a estimativa é que cerca de 60% dos homicídios praticados em São Paulo tem ligação com o tráfico de drogas.
Para tentar colaborar na prevenção do consumo de entorpecentes, a Prefeitura de Lorena, após cinco reuniões preliminares, desenvolveu o projeto ‘Drogas, Violência e Limites’. A ação conta com palestras educativas, apresentações musicais e debates.
Nesta primeira fase do projeto, a ação vem sendo desenvolvida junto aos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Centro Integrado de Educação de Jovens, Adultos e Profissional Milton Ballerini.
O projeto conta com a parceria das secretarias de Educação, Segurança, Assistência e Desenvolvimento Social e Saúde. Além disso o conjunto de ações conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Conselho Tutelar. “Nossa intenção com este projeto é conscientizar o maior número possível de jovens sobre os malefícios que o consumo de drogas representa para a saúde e até mesmo nas relações familiares. Este projeto ainda é piloto, e caso alcance o resultado esperado, buscaremos levá-los as demais unidades escolares do município”, explicou a gestora do Milton Ballerini, Regina Cobianchi.
Futuro – De acordo com Regina, existe um calendário de ações programadas pela direção do projeto, onde professores, funcionários, alunos e pais de estudantes do Milton Ballerini participação de novas palestras sobre o tema. Ao final do conjunto de ações, um plano pedagógico será elaborado. Caso o ‘Drogas, Violência e Limites’ continue alcançando os resultados planejados pela equipe, ele poderá funcionar como uma extensão do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) nas demais escolas públicas do município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?