Lorena oferece aulas de natação para portadores de necessidades especiais

Ação é desenvolvida em parceria com paratleta; inscrições realizadas no CSU

O professor e paratleta, Lucas Santos, atende Isaac Pedroso no CSU (Foto: Lucas Barbosa)
O professor e paratleta, Lucas Santos, atende Isaac Pedroso no CSU (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Buscando revelar talentos do esporte e oferecer uma melhor qualidade de vida para portadores de necessidades especiais, a Prefeitura de Lorena abriu na última semana as inscrições para aulas gratuitas de natação no CSU (Centro Social Urbano). A expectativa da Sejel (Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer) é que a iniciativa reforce a delegação municipal na categoria ACD (Atleta com Deficiência) para a disputa de competições regionais e estaduais.

Morador do Vila Rica, Isaac Pedroso, 28 anos, desde a infância é acostumado a se superar diariamente. Mesmo com a mobilidade reduzida, o jovem, encorajado pela mãe, decidiu em 2017 aprender a nadar. Com o apoio técnico dos educadores físicos da Sejel, Isaac descobriu na piscina um novo caminho em busca da felicidade. “Eu ainda estou aprendendo a nadar, mas sinto que este exercício está me ajudando a ter uma saúde melhor e uma vida mais feliz. Penso em futuramente competir, representando o nome de Lorena. Indico todas as pessoas especiais virem conhecer esse projeto tão legal”.

Além de Isaac, outros 14 atletas ACD frequentam as aulas de natação no complexo aquático do CSU. Um dos membros da equipe técnica é o educador físico e paratleta, Lucas Santos, 27 anos. Nascido sem o braço esquerdo, ele começou na adolescência a frequentar o CSU, sendo convidado pelo educador físico Pedro Mayer, a praticar natação. Pouco tempo depois o jovem ingressou na equipe de Lorena, participando de diversas competições. Em 2016, após participar de um processo seletivo, o nadador foi escolhido para trabalhar no Comitê dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos na organização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, tendo na sequência a oportunidade de carregar a tocha olímpica em um trecho da cidade Governador Valadares-MG.

Santos revelou o sentimento de satisfação em poder auxiliar os novos paratletas de Lorena. “Sinto que este trabalho é uma forma de retribuir ao município a mudança que o esporte trouxe para minha vida. Convido todos os pais de jovens especiais a inscreverem os filhos na natação, que certamente eles terão uma vida mais saudável e gratificante”.

Além de explicar que o projeto de natação conta com a parceria da Adefil (Associação dos Deficientes Físicos de Lorena), a secretária de Esporte, Juventude e Lazer, Vera Silva, destacou os objetivos da pasta em relação à natação EAD. “Nos últimos anos nossos atletas especiais vem se destacando em expressivas competições, como os Jogos Regionais, e representando muito bem o nome do município em diversas modalidades. Nossa meta é que a equipe de natação se fortaleça em 2018, e que além de medalhas, traga mais qualidade e estímulo de vida para seus praticantes”.

Inscrição – Os portadores de necessidades especiais interessados em participarem das aulas de natação devem se cadastrar na recepção do CSU mediante apresentação de exame médico (original e cópia), comprovante de residência (com cópia), RG (com cópia) e uma foto 3×4.

As dúvidas podem ser esclarecidas através do contato (12) 3157-8767.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?