Lorena estuda parceria para tratar dependentes químicos

Prefeitura realiza visita técnica em comunidade de reabilitação; cidade busca resgatar jovens e adultos

Por: Lucas Barbosa

Nos últimos anos, o aumento do número de usuários de drogas vem preocupando o poder público e moradores de Lorena. Para tentar resgatar jovens e adultos do calabouço da dependência química, a Prefeitura estuda firmar uma parceria com clínicas de reabilitação da região.

Independentemente da nacionalidade, raça e poder aquisitivo a problemática causada pelo consumo desenfreado de drogas, vem levando sofrimento da milhões de famílias do mundo todo.

De acordo com recentes relatórios divulgados pelo Ministério da Saúde, as mortes ocasionadas pelo consumo de drogas, cresceu 58% nos últimos quinze anos.

No final de agosto, o Jornal Atos publicou uma matéria que mostrava a  indignação de passageiros na rodoviária diante a grande aglomeração de dependentes químicos que ficavam pedindo dinheiro. Adultos e adolescentes utilizavam um buraco na lateral da rodoviária para consumirem drogas, principalmente o crack, em um enorme terreno descampado. Na época, a Guarda Municipal e a Polícia Militar chegaram a realizar diversas operações na região, mas que não surtiram o efeito desejado pela população.

Para tentar oferecer uma nova saída aos dependentes químicos, membros do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas) e representantes das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Saúde, visitaram na última semana a comunidade terapêutica Bethânia, em busca de uma possível parceria. “Gostamos muito da estrutura e da metodologia aplicada na Comunidade Bethânia. Nossa expectativa é que num futuro próximo a cidade consiga celebrar um convênio para a internação de aproximadamente doze pessoas em alguma clínica da região”, explicou o presidente do Comad e secretário de Segurança Elton Luis Ribeiro.

Na próxima terça-feira, o Comad apresentará o relatório sobre a visita técnica realizada na Bethânia e dará prosseguimento a reunião de material necessário para apresentar ao prefeito Fábio Marcondes (PSDB) um planejamento detalhado sobre o projeto de parceria. “Precisamos de uma entidade que tenha toda sua parte documental em conformidade com a lei.  A Prefeitura está empenhada e fará o possível para buscar uma parceria para que esses lorenenses tenham acesso a um tratamento de muita qualidade. Já existe uma ‘lista de espera’ já que infelizmente o problema das drogas vem crescendo”, finalizou o secretário de Segurança.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?