Lorena anuncia parceria com ETEC para elaboração Plano Diretor de Turismo

Turismo Lorena Igreja São Benedito (11)
A Basílica de São Benedito, a única do Vale dedicada ao Santo, tem sido uma das ‘cartas na manga’ da Prefeitura de Lorena para explorar o turismo religioso (Foto: Francisco Assis)

Lucas Barbosa
Lorena

Com o objetivo de enxugar despesas e impulsionar o turismo em Lorena, a Prefeitura firmou recentemente uma parceria com a ETEC (Escola Técnica Estadual) de Cachoeira Paulista para traçar o Plano Diretor de Turismo para os próximos anos. Visando aproveitar o fluxo de fiéis que visitam as cidades vizinhas, o município planejar traçar um plano de medidas.

No último dia 9, representantes da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico se reuniram, junto ao Comtur (Conselho Municipal de Turismo), com estudantes e responsáveis pelo curso técnico de Turismo Receptivo e Administração, da ETEC.

Durante uma palestra ministrada pela presidente da Comtur, Fátima Medeiros, os estudantes receberam ensinamentos sobre a importância do Plano Diretor para o desenvolvimento turístico de um município.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Gustavo Rodrigues, ressaltou que além de colaborar com o crescimento educacional dos alunos, a parceria ajudará a Prefeitura economizar recursos na elaboração da estratégia. “Ao invés de contratarmos uma empresa, que cobraria alto por este trabalho, contaremos com 15 alunos, supervisionados por excelentes professores, que contribuirão com ideias que ajudem alavancar o turismo de Lorena. O Plano Diretor tem um papel fundamental para traçar as diretrizes e fortalecer o desenvolvimento sustentável do turismo”.

De acordo com a professora da ETEC, Renata Pasin, o convênio ajudará os alunos a participarem de uma grande experiência ainda dentro do âmbito escolar. “Esse convênio será muito importante para o desenvolvimento dos nossos alunos de Cachoeira Paulista e Silveiras. Com o complemento da prática no desenvolvimento do Plano Diretor, nossos alunos sairão profissionais habilitados para o mercado de trabalho”.

Avanços – Rodrigues destacou que a localização privilegiada de Lorena, em meio a importantes centros religiosos, e futura abertura do Eco Valle Shopping, são pontos primordiais dentro da estratégia de crescimento turístico da cidade. “No plano diretor buscaremos alternativas que contribuam para que Lorena consiga atrair os fiéis que visitam a Canção Nova (Cachoeira), Santuário de Frei Galvão (Guaratinguetá) e a Basílica de Aparecida. Um exemplo é o nosso pedido aos Salesianos que ampliem o horário de visitação à Basílica de São Benedito. Também estamos fazendo o possível para que Lorena consiga ingressar na categoria de ‘Cidade de Interesse Turístico’, o que renderia recursos do Estado para trabalharmos ainda mais no crescimento turístico do município”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?