Lorena acelera implantação de ciclovia e ciclorrota

Projeto de cerca R$ 37 milhões promete ampliar segurança e mobilidade para ciclistas nas principais avenidas e ruas

Ciclistas disputam espaços com carros, caminhões e ônibus na região central de Lorena; cidade tenta melhorar mobilidade com proposta (Foto: Rafaela Lourenço)
Ciclistas disputam espaços com carros, caminhões e ônibus na região central de Lorena; cidade tenta melhorar mobilidade com proposta (Foto: Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
Lorena

Conhecida como a “Capital das bicicletas”, Lorena terá espaços exclusivos no transito para os ciclistas. A proposta é um dos principais pontos de mobilidade no governo de Fábio Marcondes (PSDB) e deve implantar mais de três quilômetros de ciclovias nas avenidas mais movimentadas da cidade, com investimento é de R$ 336.786,15.

O projeto prevê também o programa de ciclorrotas (espaço destinado a ciclistas sinalizado por placas). Inicialmente, as avenidas contempladas serão a Targino Vilela Nunes, São José e Marechal Argolo. A avenida Eugênio Borges, na Vila Cida, já está licitada e a Marechal Teixeira Lott (Vila Nunes) ainda seguirá para o processo licitatório.
Com todos os projetos, as ciclovias atenderão os bairros Vila Nunes, Vila Brito, Santa Edwiges e região central.

Em andamento desde março de 2015, o projeto tem expectativa de conclusão das obras de 12 meses, mas de acordo com o secretário de Trânsito de Lorena, Jaime Pereira, os trabalhos estão voltados para o término ainda neste ano. “Na medida do possível, a gente quer concluir nesses seis meses, mas obra civil sempre tem contratempos, e de modo geral sempre tem algo que atrasa a conclusão das obras”, comentou.

A primeira avenida a receber o investimento será a Marechal Argolo, com 1.427,09 metros de ciclovia, da frente do 5º Bil (5º Batalhão de Infantaria Leve de Lorena), até o trevo da rodovia BR 459, com ligação até a ciclovia já implantada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) até Canas.

No local já está sendo feita a correção do pavimento deteriorado. Após essa etapa será dado início as obras de construção.

Segundo a subsecretária de Trânsito de Lorena e engenheira responsável pelo projeto, Fernanda Fontes, a maior dificuldade são as irregularidades referentes à construção civil. “Aqui a gente não tem avenidas com padrão de largura. A Marechal Argolo, por exemplo, é totalmente irregular. A gente teve que adaptar a largura da ciclovia para cada quadra praticamente para poder acomodar bem os ciclistas, os carros e também a questão do estacionamento”.

O projeto para a avenida São José incluirá ciclofaixa e ciclorrota numa extensão de 815,74 metros atingindo também as ruas São Benedito e Pe. Pedro Sacilotti. Em trechos desta avenida serão feitas ciclorrotas porque foi impossível fazer segregação para a pintura e a retirada do estacionamento devido a grande quantidade do comércio local. “Se você andar na cidade, você vê uma briga entre bicicletas e carros e nesta avenida extensa e bem movimentada o fluxo de bicicletas é grande naquele trecho que liga com o Vila Hepacaré, Cidade industrial, Santo Antonio e Centro, então será mais segurança para todos”, comentou Pereira.

Já a avenida Targino Vilela Nunes receberá 1.274,57 metros de ciclofaixas, que posteriormente serão interligadas com a rua Eugênio Campos e Avenida Marechal Teixeira Lott.

Para a moradora do bairro Vila Nunes, Antônia Araújo, as ciclovias serão um grande benefício para a população. “Uma maravilha, porque é muito perigoso a gente dividir espaço com os carros, nem sempre eles respeitam”, salientou.

As obras serão realizadas pela empresa Karajá Construções e Locações LTDA, vencedora do processo licitatório para a execução de pintura, sinalização viária horizontal, instalação de placas, instalação de guias e tachões, pavimentação e passeio.

Projetos – Há um estudo de implantar ciclovia nas avenidas Tomaz Alves Figueiredo e Coronel Marciano e na rua Antonio Haddad. A motivação seria o grande movimento de carros, motocicletas, pedestres e principalmente ciclistas. “A Tomaz Alves necessita de estudo porque temos muitas indústrias. Já as duas vias se complementam e fazem ligação direta com o bairro Cecap”, salientou.

Há também um projeto de ciclovias a ser implantado na área frontal da Yakult com ligação ao bairro Novo Horizonte. E encaixar também na estrada Santa Terezinha que foi duplicada devido ao Eco Valle Shopping, ligando uma rotatória a outra, dando sequência para a Avenida Dr. Peixoto de Castro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?