Lorena abre parceria para cartilha dos direitos dos idosos

Ação é desenvolvida pelo Unisal e Prefeitura; Ministério dos Direitos Humanos destaca diretrizes com novo programa

Idoso trabalha pelas ruas de Lorena; cidade mantém parceria com Governo Federal para criação de cartilha (Foto: Lucas Barbosa)
Idoso trabalha pelas ruas de Lorena; cidade mantém parceria com Governo Federal para criação de cartilha (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Em visita a Lorena na última quinta-feira, a secretária de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos, Maria Socorro Medeiros, celebrou um convênio de cooperação técnica com a Prefeitura e o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) para a divulgação da “Cartilha dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas 2018”.

Na ocasião, a representante do Governo Federal revelou também que em abril será lançado o programa “Brasil Amigo do Idoso”, que tem a expectativa de garantir uma melhor qualidade de vida para os mais de 26 milhões membros da terceira idade.

Acompanhada pela vice-prefeita Marietta Bartelega (MDB) e pelo secretário de Cultura, Roberto Bastos, o Totô, Maria Socorro chegou ao Teatro São Joaquim, no Unisal, por volta das 10h. No local, o Coral Maria de Nazaré e o Grupo de Dança da Melhor Idade de Lorena realizaram apresentações artísticas. Já no início da tarde, a secretária de Promoção foi recebida pelo prefeito Fábio Marcondes (PSDB), em seu gabinete.

Na sequência, Maria Socorro retornou ao Unisal, onde assinou um termo de parceria para divulgação da Cartilha Direitos Humanos das Pessoas Idosas com a Universidade e o Executivo, que disponibilizarão o documento em suas plataformas digitais. “Atos de cooperação são essenciais para que mais brasileiros tenham acesso a esse material que propaga a conscientização sobre o papel do idoso na sociedade. Fiquei encantada com Lorena, é a primeira vez que vejo em um município a verdadeira integração das políticas públicas intersetoriais em prol do idoso”.

A representante do Ministério dos Direitos Humanos revelou que as principais metas da pasta para o ano são o desenvolvimento de ações que preservem os idosos de agressões, abandono e outras formas de desrespeito. “No mês que vem lançaremos o “Brasil Amigo do Idoso”, que realizará medidas que integrem o poder público e entidades voltadas à preservação dos direitos dos idosos. Além disso, em comemoração aos 15 anos do Estatuto do Idoso, promoveremos campanhas de conscientização que ressaltem os direitos garantidos neste documento”.

Cartilha – Elaborada através de um trabalho conjunto entre alunos do curso de Mestrado em Direito do Unisal e a secretaria de Cultura e Turismo de Lorena, a “Cartilha dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas” traz ilustrações e textos sobre questões no âmbito da justiça, saúde, educação, esporte, previdência, assistência social e habitação.

Os interessados em conferirem o material devem entrar na seção do Núcleo de Educação em Direitos Humanos na página oficial do Unisal através do endereço unisal.br.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?