Livro conta história de fundador da Academia de Letras de Lorena

Aos 92 anos, Nelson Pesciotta é homenageado com biografia lançada no próximo sábado

O professor Nelson Pesciotta; que tem a história contada em obra, lançada neste sábado em Lorena (Reprodução)
O professor Nelson Pesciotta; que tem a história contada em obra, lançada neste sábado em Lorena (Reprodução)

Elisabeth Almeida
Lorena

A trajetória de uma das maiores personalidades de Lorena é o tema principal do livro de Olavo Rubens Leonel Ferreira. Ele lança no próximo dia 16 a primeira biografia do professor Nelson Pesciotta, conhecido por sua atuação na divulgação da cultura regional.
O escritor lançará a biografia “Nelson Pesciotta – Um educador valeparaibano”. Professor aposentado, Pesciotta hoje mora em São Paulo, com a filha Regina, depois de mais de meio século como educador na rede pública e particular, com atuação na educação básica e superior e em entidades voltadas para a preservação e disseminação da história e da cultura regionais.
A biografia conta com detalhes de momentos vividos por Nelson, a perseguição que sofreu nos tempos da ditadura, a mocidade em Pindamonhangaba e seu trabalho no Instituto de Estudos Valeparaibanos.
Para o escritor, Olavo Rubens, as pessoas podem esperar um livro inspirador. “Conto a história de um educador com ‘E’ maiúsculo, homem que marcou presença na vida cultural do Vale. Nelson é sem dúvidas um exemplo a ser seguido. Um orgulho para Lorena que ele seja parte importante de sua história”.
Ainda segundo o Olavo, a admiração pelo professor começou há muitas décadas. “Conheço o Nelson há mais de sessenta anos, tinha apenas 11 anos quando o conheci, em 1954, quando minha mãe, professora de História, foi lecionar na escola Arnolfo Azevedo, onde ele era diretor. Eu sempre o admirei por sua competência profissional, sua personalidade marcante e oratória notável, enfim, pelas suas qualidades inquestionáveis”.
O homenageado comemora a primeira biografia destinada a ele. “É a primeira vez que alguém dedica um livro a contar minhas histórias, minha luta pela melhoria da educação. É uma honra receber esse livro, um presente, ainda mais por ser do Olavo, que também já foi meu aluno na faculdade de Direito e tenho muita estima”.
Hoje com 92 anos, Pesciotta garantiu presença no lançamento, próximo sábado, às 14h30, no Auditório São José, na Fatea (Faculdades Integradas Teresa D’Ávila) e disse que espera, com o evento, reunir seus amigos. “Todos eles. Sei que cada um tem sua vida e que as vezes é difícil manter o grupo unido, mas acredito que passarei este momento especial rodeado de pessoas que gostam de mim”.
O lançamento da obra faz parte da sessão mensal da Academia de Letras de Lorena, fundada pelo próprio Pesciotta, ao lado de outras figuras da cultura da cidade (o professor foi ainda o primeiro presidente do órgão).
O escritor – Olavo é natural do Paraná, mas veio morar em Lorena ainda quando criança. É formado em Ciências Sociais, Pedagogia e é mestre em educação. Participou de concursos literários, obtendo expressivas colocações, como o 1º lugar no 2º Prêmio Estadual de Literatura Poesia (1987), promovido pela secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Os exemplares serão vendidos no valor simbólico de R$20, somente para cobrir os custos da edição.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Livro conta história de fundador da Academia de Letras de Lorena

  • 12 de maio de 2017 em 18:19
    Permalink

    Justíssima homenagem. Parabens pela brilhante ideia. Recebi o livro que o Prof. Nelson me enviou. Obrigada a você pelo presente que os ex-alunos receberam. Grande abraço.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?