Julho Amarelo avança em combate à hepatite na região

Campanha que tenta controlar doença viral por todo o País conta com ação especial em Lorena

Exame para detecção de hepatite; campanha
Exame para detecção de hepatite; campanha busca diagnóstico em todo o país (Foto: Reprodução)

Da Redação
Lorena

O mês chegou a metade e a campanha “Julho Amarelo” segue em todo o País, e no Vale do Paraíba não será diferente. Em Lorena as atividades serão iniciadas no dia 21, o “Dia D” da campanha, um sábado, quando será possível realizar os testes de hepatite B e C na praça Dr. Arnolfo de Azevedo, das 8h às 12h.

A expectativa é atender cerca de quatrocentas pessoas. O público-alvo será pessoas maiores de 40 anos, usuários de drogas injetáveis, diabéticos e portadores de doenças renais.

De acordo com a secretária de Saúde da cidade, os maiores registros são de hepatite C. Desde 2016 foram 49 notificações da doença, sendo 31 tidas como passíveis de cura. Já nesse ano só foram notificados 14 casos de hepatite.

Inspirada no “Outubro Rosa” e no “Novembro Azul”, o Julho Amarelo existe desde 2010, quando a Organização Pan-Americana da Saúde instituiu que o dia 28 do mês de julho seria comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Hepatite.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença atinge mais de dois milhões de brasileiros, sendo que cerca 1,7 milhão portadores de hepatite C, uma doença silenciosa capaz de causar crises hepáticas que em seu estágio mais avançado resulta em câncer no fígado.

Em São Paulo, desde 2000, foram notificados 68.297 casos, sendo 4.667 registrados somente no Vale do Paraíba, 6,8% do total de casos, segundo último levantamento realizado pela secretaria estadual em 2015. O maior desafio é o diagnóstico, visto que muitas pessoas sequer sabem que possuem o vírus.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?