Guarda municipal de Lorena passa a atuar armada na próxima semana

Cidade investe quase R$ 80 mil em armamentos; corporação deve ter reforço em 2018

Guarda civil municipal participa de treinamento em Lorena; preparação foca início de combate armado, a partir desta semana, na cidade (Foto: Divulgação)
Guarda civil municipal participa de treinamento em Lorena; preparação foca início de combate armado na cidade (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Lorena

Quase um ano após a contratação de 22 agentes da Guarda Civil Municipal de Lorena, está previsto pela Prefeitura que a partir da próxima sexta-feira os servidores estarão autorizados a trabalharem armados. A compra dos revólveres calibre 38 contou com um investimento municipal de quase R$ 80 mil.

Apontada como uma opção para conter o avanço da criminalidade nas cidades brasileiras, uma lei federal regulamentou em 2015 a atuação das guardas municipais. Aproveitando o momento, a Prefeitura de Lorena elaborou no mesmo ano um projeto que reestruturava e ampliava as atribuições da Guarda.

Com a mudança, que contou com o aval legislativo, o Executivo realizou em 2016 um concurso público para a contratação dos 22 agentes. Ao contrário dos servidores mais antigos, eles atuariam armados na segurança dos prédios públicos, fiscalização das leis municipais e auxílio à Polícia Militar em ocorrências de menor gravidade, como acidentes de trânsito e casos de desinteligência (discussões).

Logo após serem contratados, os aprovados foram submetidos a um curso, ministrado pelo Instituto Lato Sensu, que contou com 920 horas aula, concluído em quatro meses.

Ao assumirem os cargos, no início de janeiro de 2017, os guardas tiveram que aguardar a permissão da Polícia Federal e do Exército Brasileiro, que foi concedida recentemente. O secretário de Segurança Pública, Norival de Souza, explicou que o aval definitivo ocorrerá na próxima semana após a realização de um curso de reciclagem anual, que será ministrado por membros da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos. “Sem dúvida, essa permissão é um marco para a história para a nossa corporação. É importante esclarecer que os agentes foram instruídos a atirarem somente em último caso, quando suas vidas ou de cidadãos de bem estiverem em risco. Eles estão tecnicamente e mentalmente aptos a arcarem com esta grande responsabilidade”.

O chefe da pasta ressaltou ainda que ao contrário dos policiais militares e civis, os guardas de Lorena poderão somente portar os revólveres durante o serviço.
A expectativa da pasta é que no início da próxima semana seja realizada uma cerimônia para a entrega do armamento aos agentes.

Reforço – Durante entrevista ao programa “Atos no Rádio” o prefeito Fábio Marcondes (PSDB) revelou que está prevista a realização de um concurso público em 2018, para a contratação de cerca de oitenta servidores que atuarão em diversos setores municipais.  O chefe do Executivo revelou que 16 deverão ser destinadas para a contratação de guardas municipais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?