Furto em UBS prejudica atendimento odontológico na zona rural de Lorena

Criminosos levam aparelho avaliado em R$ 10 mil; unidades do município são invadidas pela terceira vez em dois meses

Portal de UBS no Pinhal Novo, que ficou danificado após invasão (Foto: Divulgação)
Portal de UBS no Pinhal Novo, que ficou danificado após invasão (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Lorena

Pela terceira vez em dois meses, criminosos escolheram unidades de saúde de Lorena para praticarem furtos. Na madrugada da última segunda-feira, invasores furtaram um aparelho compressor de odontologia, avaliado em cerca de R$ 10 mil, da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Pinhal Novo, na zona rural.

Em setembro, o Jornal Atos publicou uma matéria mostrando os transtornos causados pela ação de criminosos nas unidades de saúde do Horto Florestal e do Santo Antônio. No feriado de 7 de setembro, a ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Horto Florestal teve toda a fiação elétrica furtada, comprometendo diversas vacinas que estavam guardadas em um refrigerador. No dia seguinte, vândalos tentaram invadir a UBS do Santo Antônio, mas mesmo após cortarem os fios das câmeras de segurança, não conseguiram entrar no local.

Já na madrugada da última segunda-feira foi a vez da UBS do Pinhal Novo ser atacada. De acordo com a secretária de Saúde, Imaculada Conceição, além do furto do aparelho compressor, o gradil da unidade foi danificado. “Infelizmente, essa ação criminosa nos forçou a suspender o atendimento odontológico por cerca de 15 dias, até trocarmos o aparelho. Esta unidade realiza por volta de cem procedimentos odontológicos, e uma parcela foi prejudicada após esse fato lamentável”.

Além do Pinhal Novo, a UBS também é responsável pelo tratamento dentário dos moradores do Pinhal Velho, Cerro Alto, Pinhalzinho e Rodeio.

Imaculada revelou as medidas que serão tomadas para evitar novos crimes. “Registramos um boletim de ocorrência e fornecemos para a Polícia Civil as imagens do sistema de videomonitoramento de segurança. A Guarda Civil Municipal continuará realizando patrulhamentos próximos às unidades de saúde. Também contamos com a colaboração da população, que foi a mais prejudicada com todos esses furtos”.

A reportagem do Jornal Atos tentou entrar em contato com a Polícia Civil em busca de informações sobre a investigação dos furtos contra as unidades de saúde, mas nenhum responsável foi localizado para comentar o caso.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?