Festa das Nações começa nesta quinta no Mercadão de Lorena

Entidades assistenciais representam 14 países com comidas típicas, em evento que conta com apresentações artísticas tradicionais

Apresentações de dança típica da Itália, em 2017; edição deste ano terá primeira homenagem a africanos (Foto: Reprodução)
Apresentações de dança típica da Itália, em 2017; edição deste ano terá primeira homenagem a africanos (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
Lorena

Para atrair um público de até vinte mil pessoas em Lorena, a Festa das Nações 2018 será iniciada a partir da noite da próxima quinta-feira. O evento, que terá quatro dias de duração, tem como objetivo arrecadar recursos para 15 entidades assistenciais do município.

Pelo segundo ano consecutivo, a Festa das Nações será realizada no Mercado Municipal, mais conhecido como Mercadão. A manutenção do local busca evitar que o evento seja prejudicado por chuvas, como ocorria até 2016, quando a estrutura era montada na praça Baronesa de Santa Eulália, a Praça da Matriz.

A partir das 19h desta quinta-feira, as famílias de Lorena encontrarão no Mercadão barracas de comidas típicas de 14 países (cada um representado por uma entidade do município), e uma que reúne diversos pratos do continente africano. Os recursos arrecadados serão destinados às entidades assistências responsáveis pela administração das barracas.

Além destas opções, também terão dois pontos privados de vendas de cocada e sanduiches.

As barracas serão comandadas por entidades como Rotary Clube (Itália), Lyons Clube (Argentina), Natal Solidário (Portugal), Arte e Vida (México), Escola de Samba Unidos da Vila Nunes (Brasil), Cavalaria de São Benedito (Japão), Aldeias Infantis (Alemanha), Instituto Cacau (Continente Africano); Provim (França), UPA (Rússia), Grupo Escoteiro Hepacaré (Estados Unidos), Apae (China), Adefil (Holanda), Obra Social Domingos Savio (Líbano) e Paróquia São Pedro (Uruguai).

O secretário de Cultura e Turismo, Jorge Gomes, ressaltou a importância da Festa das Nações. “Além de desfrutar de um excelente festival gastronômico, a população estará contribuindo para que as entidades tenham mais recursos para continuarem desenvolvendo seus relevantes trabalhos. Estamos fazendo o possível para organizar um grande evento, e um dos diferenciais desta edição é que pela primeira vez teremos as barracas de comidas da África e do Uruguai”.

Montagem da estrutura da Festa das Nações, que começa na quinta (Foto: Lucas Barbosa)
Montagem da estrutura da Festa das Nações, que começa na quinta (Foto: Lucas Barbosa)

O chefe da pasta revelou ainda que a Festa das Nações, que contará com um investimento municipal de cerca de R$ 10 mil, terá a segurança reforçada através da presença da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

Arte e Música – Além da variedade gastronômica, a Festa das Nações 2018 terá diversas atrações musicais e artísticas.
Na noite da próxima quinta-feira se apresentarão a banda do 5° BIL (Batalhão de Infantaria Leve), Banda Novo Instinto, Projeto Guri e o Grupo de Dança Italiana Di Veneto.

No dia seguinte será a vez do Grupo Moçambique de São Benedito de Lorena, Banda Vilage e a dançarina do ventre Circe dos Santos.

Já no sábado se apresentarão o Ballet Infantil (Micheli Zanin), Batucarte, Tango Lyons e a banda de blues Tublues. Na mesma data, as crianças poderão acompanhar a peça teatral ‘O Rei Leão’, que será encenada pela Teatreia Clube da Lua.

No domingo, fecharão o evento os shows da cantora sertaneja Mariângela Zan, Coral Maria de Nazareth, bateria da Escola de Samba Unidos da Vila Nunes e a apresentação de dança dos alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?