Feira da Saúde foca prevenção à dengue

Parceria entre Prefeitura e Colégio Adventista levou de exames preventivos à atendimentos psicológico a moradores de Lorena

Agente de Saúde entrevista morador para encaminhamento de exame, em posto avançado da Feira da Saúde (Foto: Divulgação)
Agente de Saúde entrevista morador para encaminhamento de exame, em posto avançado da Feira da Saúde (Foto: Divulgação)

Elisabeth Almeida

Lorena

Dois dias especiais dedicados a Saúde. Assim foi a Feira da Saúde idealizada pelo Colégio Adventista de Lorena, tendo seu primeiro momento na praça Arnolfo Azevedo, oferecendo serviços gratuitos de saúde e prevenção à dengue, e uma segunda etapa, no Centro Social Urbano, conhecido como CSU.

O evento seguiu nunca parceria com a Rede Adventista e a Prefeitura de Lorena , onde foram oferecidos à população diversos serviços, como na tenda ‘Saúde Total’, onde foram feitos testes de pressão arterial, verificação de massa corporal e visceral. Já na tenda ‘Quebrando o Silêncio’, as pessoas recebiam conselhos sobre violência doméstica, o que inclui agressão física ou psicológica contra as mulheres e idosos; ao lado tinha a barraca ‘Quero Desabafar’, em que uma psicóloga ficava à disposição dos moradores para conversar e falar sobre seus problemas; agentes da prefeitura de também estavam presentes para esclarecer dúvidas sobre a dengue.

“Organizamos este evento para trazer a esta comunidade saúde, qualidade de vida e contribuir também com a parte social desta cidade. A ideia surgiu com a necessidade de levar às pessoas orientações com profissionais capacitados, para que elas vivam com mais qualidade”, disse o Pastor Mauricio Francisco de Lima, um dos organizadores do evento.

Já no domingo, a Feira continuou no Centro Social Urbano (CSU) e contou com oito tendas que demonstravam os remédios naturais para uma vida saudável, que inclui luz solar, boa alimentação, água, ar puro, exercícios físicos. As pessoas passaram pelas barracas e, ao final as informações de cada um era colocada no computador, onde era revelada a idade corporal. De acordo com o resultado, recebiam orientações dos hábitos que poderiam abandonar e quais poderiam adquirir. Este trabalho foi feito com profissionais da secretaria de Saúde, do Departamento de Saúde da Igreja do Sétimo Dia de São José dos Campos e alunos de enfermagem da FATEA.

O prefeito Fabio Marcondes (PSDB), prestigiou o evento e falou sobre a necessidade de ações como esta. “Foi muito boa a parceria com a escola, já que a prefeitura não faz nada sozinha e o importante deste domingo, embora a chuva tenha atrapalhado um pouco, foi o a forma didática de conscientização usada nas atividades. É muito interessante a abordagem com os testes,  os estímulos e o diagnóstico que eles fazem  através de um questionário para saber se a pessoa fuma, se faz exercícios e como é a sua alimentação. Eu já fiz aquela avaliação que chega numa numeração, indicando se você tem uma vida saudável ou não”

Marcondes finalizou dizendo que ações como esta animam a sair do sedentarismo. “Tenho certeza que essas atividades estimulam a sair ostracismo e fazer exercícios físicos, principalmente para os moradores da meia idade. Estava programado também um passeio ciclístico que, por conta da chuva teve que ser adiado, mas iremos remarcar e desenvolver outros trabalhos itinerantes com a Rede, levando a Feira de Saúde a outros bairros da cidade”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?