Fazenda da Coruputuba pode virar patrimônio histórico em Pinda

Conselho aprova relatório final que cobra tombamento; ação busca homenagear Cicero Prado

/a casa principal da Fazenda do Coruputuba, que se tornará patrimônio histórico após aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico (Da Assessoria)
/a casa principal da Fazenda do Coruputuba, que se tornará patrimônio histórico após aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico (Da Assessoria)

Lucas Barbosa
Lorena

O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba, aprovou na última terça-feira o relatório final de uma comissão interna, que cobra o tombamento histórico de prédios localizados na área da antiga Fazenda da Coruputuba, no distrito de Moreira César. A iniciativa também busca homenagear o empreendedor Cicero Prado, que teve participação fundamental no processo de industrialização do município.
Durante reunião realizada na última terça-feira nas dependências do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, representantes do Conselho Municipal colocaram em votação o relatório final de uma comissão, que avaliou a solicitação de estudo de tombamento municipal de prédios na área da antiga Fazenda da Coruputura.
O relatório cobra o tombamento municipal dos seguintes prédios da área da Fazenda Coruputura: escritório, máquina II, cooperativa , grupo escolar, ginásio, caixa d’água, campo de futebol, vestiário, arquibancada e quadra poliesportiva, igreja, pracinha do Cruzeiro e antiga sede do escritório agrícola Cícero Prado.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba, Gustavo Tótaro, além da questão histórica do local, a intenção do tombamento também é de homenagear Cicero Prado. Responsável pela instalação da Companhia Agrícola e Industrial, que chegou a ser considerada a maior fábrica de papel da América do Sul. “Tombar estes prédios significa evidenciar todas as contribuições que o Cicero Prado realizou para o município e população de Pindamonhangaba. Este trabalho de resgate histórico é fundamental para preservamos a história do município e divulga-la para as novas gerações.
Futuro – De acordo com Tótoro, o próximo passo da ação será encaminhar o processo final ao Executivo, para que sejam tomadas as devidas medidas para o tramite do tombamento municipal.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?