Fábio Marcondes tenta manter planejamento de avanço na estrutura de Lorena

Segundo mandato tem desafio de escapar da baixa de investimentos em meio à crise nacional; saúde segue como prioridade

O prefeito Fábio Marcondes, que garantiu a prioridade na saúde e a luta em manter avanço no desenvolvimento, durante cerimônia de posse (Foto: Rafaela Lourenço)
O prefeito Fábio Marcondes, que garantiu a prioridade na saúde e a luta em manter avanço no desenvolvimento, durante cerimônia de posse (Foto: Rafaela Lourenço)

Da Redação
Lorena

O segundo mandato de Fábio Marcondes (PSDB) teve um início bem diferente do primeiro, em 2013. Há quatro anos, o tucano assumia uma cidade com cofres praticamente zerados, em meio à incertezas de como a cidade iria se recuperar da crise política administrativa. Desta vez, o desafio de Marcondes é buscar recursos e apoio para impedir a desaceleração no município.

O tucano assumiu o cargo no último domingo, ao lado da vice-prefeita Marieta Bartelega (PMDB), em evento realizado no teatro São Joaquim.

Reeleito com 22.981 votos válidos, o equivalente a 50,44%, seguindo de Sylvinho Ballerini (20.064 votos) e Elcio Vieira (2.517).

Além do prefeito e do vice, foram empossados Fábio Matos (PC do B), que presidiu a sessão; Beto Pereira (DEM); Waldemilson da Silva, o Tão (PR); Bruno Camargo (PSDB); Pedro da Vila Brito (PTB); Luiz Francisco de Lima, o Luizão (SD); Maurinho Fradique (PTB); Washington da Saúde (PPS); Valdir da Funerária (PRB); Lúcia da Saúde (PP); Samuel de Melo (PTB); Elcinho Vieira (PV); Wander da Silva Pereira, o Wandinho (PSDB); Careca Locadora (PV); Bruno Ribeiro, o Bruninho (PPS); Dr. Fábio Longuinho (PSC); Cleber Maravilha (PRB). Os 17 vereadores elegeram a nova mesa diretora (leia texto nesta página).

Em frente ao público que lotou o teatro, o prefeito destacou os passos dados no primeiro mandato, com destaque para ao redução de gastos. Após a cerimônia, ele frisou que espera por um ano complicado, devido à incerteza econômica no país. “Não sabemos o que vai acontecer com a economia do país, então nós vamos ter um baixo investimento até o mês de abril, aguardando a porção da arrecadação dos pontos chaves da Prefeitura como IPVA, IPTU. Tendo esses recebimentos até 10 de março, teremos para o dia 1 ou 2 de abril, uma previsão do que será o orçamento realmente. Esse é o grande termômetro, entrar as receitas principais para você ver o que pode investir durante o ano”.

A apreensão com os recursos deve focar o início do segundo mandato. A Saúde segue como prioridade. “Na saúde vamos fazer uma adaptação junto ao governo do Estado, provar e mostrar que a cidade está atendendo fora da referência. Vamos cobrar pra melhorar a situação da saúde”.

Na educação, Marcondes garantiu que deve trabalhar nos concursos públicos já realizados. “Com os concursos públicos não há mais cargos de confiança e agora vamos pôr em prática, chamando o número do concurso e agora e capacitá-los cada vez mais para melhorar”.

Mudanças? – Sobre as alterações que deve implantar no segundo mandato, o prefeito não divulgou nomes ou pastas que devem ser mais afetadas. “Teremos algumas mudanças de cargo pra cargo poucos devem sair, entraram alguns e vamos fazer isso a partir do dia 10. Vou aguardar, não tenho pressa, a máquina está funcionando. Entrarão alguns secretários. Estou analisando pessoalmente primeiro os problemas com os comissionados, uma nova lei para adaptação dos servidores concursados dos cargos de confiança por determinação de acordo com o Tribunal de Justiça”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?