Decisão de Marietta muda planos do grupo de Marcondes em Lorena

Escolhido pelo prefeito, Lescura nega participação como vice e se coloca fora da eleição

O secretário de Segurança Pública, major Lescura, a vice-prefeita Marietta Bartelega e o prefeito Fábio Marcondes, principais nomes do cenário político de Lorena na semana (Fotos: Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
Lorena

O cenário político esquentou em Lorena com o anúncio de pré-candidatura da vice-prefeita, Marietta Bartelega (MDB), no último final de semana. A ação pegou de surpresa o prefeito Fábio Marcondes (sem partido), que anunciaria outro nome como candidato a seu sucessor na mesma semana.
O repentino pronunciamento de Marietta mudou o rumo da entrevista com Marcondes, no Atos no Rádio da última terça-feira. Em abril de 2019, ela havia divulgado a sua decisão de não disputar a vaga, informação sustentada pela administração até a última semana.

Durante a entrevista, o chefe do Executivo esclareceu que anunciaria o secretário de Segurança Pública, major Carlos Adriany Lescura como seu sucessor à Prefeitura e explicou que no último dia 24 recebeu a notícia sobre a pré-candidatura de sua vice, o que levou a um final de semana de debates e discussões, mas sem consenso. “Estávamos reunidos na minha casa, no domingo cedo, eu, ela e o Lescura. Disse a ela que a decisão era do major Lescura. Se ele dissesse ali que continuaria com a pré-campanha e lançá-lo, ela seria candidata também”.

O prefeito destacou que não viu lógica em dividir o grupo e deixou claro que entre os dois, apoiaria o secretário de Segurança. “Eu tive de dizer: se o Lescura decidir eu não estou com você, e ela (Marietta) me disse que seria candidata mesmo eu não a apoiando. Então trucou essa situação, como se diz no jogo”.

Com o discurso de não dividir o grupo e de respeitar a administração, Lescura se pronunciou na última segunda-feira através das redes sociais se declinando da possível pré-candidatura.

Para Marcondes, um dos objetivos de entrar em uma campanha é o resultado eleitoral, e um prefeito obter êxito com dois candidatos seria inviável. “A decisão do Lescura não foi pessoal. Ele pensou no coletivo, no grupo, que dividido não havia chance, esfacelaria em duas correntes. Seria uma tragédia política”.

Na última sexta-feira, Marietta divulgou em suas redes sociais um vídeo confirmando o seu interesse em ser prefeita da cidade, destacando que foi uma decisão de muita análise com o apoio da família e de amigos. “Gente, com a experiência de vida que eu tenho, da minha profissão de empresária, bacharel em direito, e esses anos que passei na Prefeitura como vice-prefeita, e mais o quesito essencial que é o amor que tenho por essa cidade, amor que herdei da minha mãe, Regina Bartelega, venho aqui e reafirmo a vocês: sou pré-candidata da cidade de Lorena (trecho do vídeo)”.

Procurada pela reportagem do Atos para dar mais detalhes sobre sua inicial desistência, o ressurgimento na política como candidata e principalmente a conversa com o grupo e a possibilidade de parceria com o Lescura para vice, Marietta não se manifestou até o fechamento da edição.

O secretário de Segurança deixou claro na última sexta-feira, durante entrevista ao Atos no Rádio, de que paralelo aos trabalhos na Segurança Pública Municipal, sua intenção era apenas de ser prefeito e não a outros cargos. “A preparação foi feita para que eu saísse candidato a prefeito. Tivemos algumas conversas no final de semana, algumas tentativas de acordo e deixando bem claro, não sou vice, não aceito cargo de vice por questões pessoais e profissionais. Eu me preparei para ser prefeito”, destacou Lescura, que frisou ainda o respeito pela administração e desejou sorte à vice. “Estava estudando muito para ser prefeito, para dar uma continuidade, porque assim como o Fábio disse, o respeito que ele tem por mim eu também tenho por ele. Então, em respeito ao Fábio, à administração, em respeito à Marietta, eu fiz aquela nota para explicar para os possíveis eleitores do Lescura que eu não estaria concorrendo o pleito neste ano em respeito à Marietta para que ela pudesse então ter o caminho livre para trilhar, batalhar. É um grupo. Então desejo a ela boa sorte”.

Regra três – Após a desistência de Marietta em abril do ano passado, o plano B de Marcondes foi a construção do nome major Carlos Lescura, que segundo ele, estava bem avançado.

O chefe do Executivo destacou a escolha por uma pessoa de perfil profissional e apolítica para a próxima eleição. “Hoje, o Brasil tem esse perfil de renovação, que você percebe na Câmara Federal, no Senado. É um processo que está estimulado na cidade, tentamos passar isso. Uma pessoa equilibrada, coerente, honesta, nobre, integra é esse o projeto”.

Com o novo contexto de Lescura fora de cogitação para o Executivo, Marcondes acredita que Marietta ainda é a melhor candidata e declarou apoio a empresária. “Eu voto nela! Vou me privar apenas da organização da campanha dela, de articular com os vereadores, quem são os partidos, porque ela tem o grupo dela, ela optou por isso”, destacou.

Mesmo com apoio revelado à Marietta, o prefeito não escondeu sua preferência por Lescura como “candidato ideal” para o projeto que tenta manter o grupo à frente da cidade. “De um lado a cidade ganha de ter um bom secretário, mas eu também acho que perdeu um grande prefeito que poderia ser”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?