Crescimento do comércio aquece economia em Lorena

Levantamento do Sebrae mostra que setor consegue afastar crise na cidade, prestes a receber shopping

Francisco Assis
Lorena

A característica comercial da economia regional vem dando fôlego ao setor, mesmo em momentos de crise. Uma pesquisa feita pelo Sebrae-SP (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) mostrou que o comércio obteve bons resultados em cidades como Lorena, que se prepara para a chegada do sonhado shopping.

O levantamento, com base em dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) e que leva em conta dados entre 2007 e 2015, revelou que o setor é a principal atividade econômica na cidade. São 3.756 estabelecimentos formais, o que corresponde a 47% das empresas lorenenses.

O crescimento do comércio nos oito anos estudados chega à média de 7,72% no cenário, que conta ainda 2.460 empresas de serviços, 590 da indústria e 386 da construção civil.

Para o presidente da Acial (Associação Comercial e Industrial de Lorena) Sérgio Rocha, o comércio vem aproveitando a aposta em áreas como a indústria, que atrai dinheiro, mesmo em períodos conturbados. “O comércio ainda é, como há anos, o carro-chefe na economia. Ele segurou a cidade por um bom tempo. Há uns quatro anos, Lorena apostou em uma política de industrialização, com incentivos, aumentando o que já havia, gerando empregos, e isso acabou fomentando o comércio”, avaliou.

Na cidade, o setor que mostra maior fôlego é o de vestuário, que lidera o segmento varejista com 658 lojas, seguido dos setores de alimentos (minimercados e mercearias), com 302 negócios e varejista de produtos diversos, com 233 empresas.

Gerente de uma empresa que há três meses faz parte do comércio do município, Débora Botelho, 31 anos, contou que a loja passou por um período de alta nas vendas, mas que após três meses, o volume caiu.

“No primeiro mês de inauguração tivemos um movimento muito bom, as pessoas vieram atrás, mas três meses depois, as vendas diminuíram quase 80%. Acho que só não caiu muito por causa do nosso diferencial que é o valor das peças em preço único”, destacou.

A loja, que trabalha com produtos de jeans, já conta com unidades em Jacareí e Pindamonhangaba, e se prepara para abrir uma em Guaratinguetá, em agosto. “Acreditamos que por ser uma loja especializada, teremos bastante vendas, um bom fluxo. Essa queda é normal pela crise, mas não afeta em nada a proposta de Guaratinguetá, porque mesmo com a redução, nosso ritmo de vendas é bom”, comemorou Débora.

A fase final da construção do shopping Eco Valle vem elevando a expectativa na cidade. O presidente da Associação Comercial lembrou que com o empreendimento, Lorena deve aumentar o número de consumidores internos, já que o êxodo nas compras será menor.

“O shopping não vai atrapalhar as vendas no comércio central. O que temos é que nos qualificar, e estamos qualificando a mão de obra, os empresários mesmo, para que eles estejam preparados para a chegada do shopping. Quem compra aqui vai continuar. Quem saía, não vai mais, e ainda tem pessoas que virão à cidade”, avaliou.

A cidade mantém a estratégia de promoções em datas comemorativas, e investe também na qualificação para melhorar o serviço. Nesta semana, a cidade recebeu a Semana do Sebrae, com projetos como o “Sebrae Móvel” e a “Loja Modelo”, que levaram direcionamento a empresários. Ainda em julho, Lorena receberá a palestra “Loja Organizada Vende Mais” (dia 27) e o “Sebrae Visita” (dias 29 e 30).

“O que atrai as pessoas para Lorena é a qualidade dos produtos e das lojas. Estamos trabalhando a idéia de que quem trabalha com o comércio deve estar cada vez mais preparado, por isso estamos investindo em parcerias como a do Sebrae para levar cursos, palestras e melhorar o atendimento”, contou Sérgio Rocha.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?