Com novas mortes e menos leitos vagos, Aparecia e Lorena têm aumento de números de Covid-19

Vítimas tinham 71 e 42 anos; pacientes já ocupam 100% das vagas para tratamento na rede lorenense

A Santa Casa de Aparecida, que tem apenas quatro leitos disponíveis para atendimento (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Lucas Barbosa
RMVale

Para a preocupação das famílias de Aparecida, o município confirmou na manhã desta segunda-feira (20) mais uma morte causada pelo novo coronavírus (Covid-19). No dia anterior, Lorena registrou sua 13ª vítima fatal da pandemia, que voltou a avançar na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

De acordo com a secretaria de Saúde de Aparecida, a pasta recebeu na manhã desta segunda-feira o resultado de um exame laboratorial, que constatou que o óbito de um idoso de 71 anos, ocorrido no último dia 17, foi motivado pela Covid-19.

Já em estado grave, o paciente, que sofria de diabetes e hipertensão, deu entrada no Pronto Atendimento da Santa Casa de Aparecida poucas horas antes de morrer. O idoso é o terceiro morador do município a não resistir à doença.

Segundo o boletim publicado pela Vigilância Epidemiológica na tarde do último domingo (19), Aparecida contabiliza 108 casos positivos, sendo 34 recuperados, 67 em isolamento domiciliar e cinco internados.

O número de casos pode subir nos próximos dias, já que a Prefeitura aguarda os resultados de diagnósticos de 178 casos suspeitos, entre eles dois óbitos. Dos vinte leitos disponíveis, 16 estão sendo utilizados.

Já a mais nova vítima fatal da Covid-19 em Lorena, foi um homem de 42 anos, que possuía comorbidades.

De acordo com a secretaria de Saúde, o paciente foi internado na ala de isolamento da Santa Casa de Lorena no último dia 4, mas três dias depois teve uma piora em seu quadro, sendo transferido para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do hospital, onde morreu na manhã do último domingo.

Segundo o boletim epidemiológico do último domingo, a cidade registra 240 moradores infectados, sendo 13 óbitos, 198 recuperados e trinta permanecem em tratamento. Já o número de casos suspeitos, entre eles duas mortes, atinge 98.

Um dado preocupante apontado pelo balanço, é que estão ocupados todos os leitos de UTI exclusivos para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus na Santa Casa, que é de 15, e no hospital particular Unimed, que possuí três. A cidade tem utilizado leitos de UTI e enfermaria disponibilizados para outras enfermidade, o que ampliou em cinco as vagas para pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?