Com aumento de demanda, Unisal abre curso de Educação Física em Lorena

Proposta foca na expansão de mercado, com atuação na saúde e em projetos esportivos da região

Da Redação
Lorena

O coordenador Maurício Galdino, que comanda implantação do curso no Unisal (Francisco Assis)
O coordenador Maurício Galdino, que comanda implantação do curso no Unisal (Francisco Assis)

De olho na expansão do campo de trabalho para a área, o campus de Lorena do Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) abriu neste ano o curso de bacharelado em Educação Física. A ideia é aproveitar a demanda na região, com parceria de projetos esportivos e atuação em novas áreas.
O campus São Joaquim já conta com 17 cursos reconhecidos pelo mercado de trabalho. Em dezembro, após dois anos de estudo, o Centro Universitário recebeu o aval do MEC (Ministério da Educação) para a abertura do curso de bacharelado de Educação Física, com o registro do Confef (Conselho Federal de Educação Física)
A proposta inicial era de implantar também o curso de licenciatura, que garante ao profissional a liberação para lecionar. “Tivemos uma avaliação muito boa, com nota máxima no bacharelado. Já a licenciatura, surgiu uma nova diretriz nacional que fez com que todos os cursos tivessem de se adequar, e como nosso projeto estava nos moldes das regras antigas eles cancelaram essa avaliação e determinaram um novo projeto, em que já estamos trabalhando para obtermos a liberação”, explicou o coordenador do curso, Maurício Galdino.
Formado na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), com especialização na Unesp (Universidade Estadual Paulista), Galdino é o responsável pela instalação do curso de Educação Física.
Ele contou que antes da avaliação, uma pesquisa de mercado apontou para a necessidade da qualificação do profissional para a ampliação da área de atuação, já que como bacharel o profissional poderá atual desde a ginástica de academia e preparação de atletas aos cuidados com a saúde. “O que está começando por aqui é a participação de profissionais da área em equipe multidisciplinares, que envolve médicos, fisioterapeutas e enfermeiros, como o Programa Saúde da Família”, destacou o coordenador. “Hoje, o profissional de educação física já está sendo inserido neste sistema, trabalhando com a prevenção”.
A oferta de cursos na região, que conta com instituições como Univap (Universidade do Vale do Paraíba), Esefic (Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro) e Unitau (Universidade de Taubaté) não preocupa o coordenador. A aposta do projeto está na busca pelo curso dentro da microrregião, além da estrutura do Unisal. “O Vale já tem algumas ofertas, mas especificamente nesta microrregião há procura por conta de quem tem dificuldade em se deslocar. Fora isso, o Unisal conta com uma ótima estrutura. Em termos de espaços físicos, estamos fazendo alguns ajustes e o corpo docente segue o padrão já conhecido aqui”.
O centro conta com duas quadras cobertas, um campo de futebol society recentemente inaugurado, uma piscina, área de ginástica e o espaço que será construído no campus próximo ao Eco Valle Shopping, além do uso do espaço do Provim (Programa Vida Melhor).
Galdino destacou itens que podem despertar ainda mais o interesse do estudante, como a maior divulgação da busca pela qualidade de vida, da estética e a demanda de projetos na região. “As pessoas já estão mais preocupadas com isso. Inclusive os próprios médicos já indicam muito mais a atividade física. Eles, além de orientar, sugerem que essa atividade seja feita com o acompanhamento de um profissional”.
O grupo que trabalha a implantação do curso analisou projetos como o desenvolvido pela equipe da secretaria de Esportes de Lorena no CSU (Centro Social Urbano), como o atletismo. “A ideia no futuro é que nossos alunos possam fazer estágio e trabalhar nestes projetos, oferecendo mão de obra a todo tipo de pessoa, desde quem quer iniciar uma modalidade, praticar pela saúde, até atletas de alto rendimento”, lembrou.
O Unisal já abriu as inscrições do primeiro vestibular para Educação Física, nos dias 14 e 28 de janeiro. O curso oferece cem vagas no período noturno, com condições de obter duas turmas, mas a expectativa da coordenação é de fechar uma.
O início das aulas é previsto para fevereiro, com mensalidades estipuladas em R$ 706,45. As inscrições podem ser feitas pelo site do Unisal.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?