Com apoio da Sabesp, Lorena intensifica combate a despejo irregular de esgoto

Donos de imóveis sem sistema de tratamento podem ser multados; 120 locais são vistoriados

Visitas da equipe da Prefeitura de Lorena que faz varreduras contra ligações irregulares de esgoto (Foto: Reprodução PML)
Visitas da equipe da Prefeitura de Lorena que faz varreduras contra ligações irregulares de esgoto (Foto: Reprodução PML)

Lucas Barbosa
Lorena

Tentando coibir o despejo de esgoto in natura (sem tratamento) nas vias e rios de Lorena, a Prefeitura e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) retomaram na última semana as operações de fiscalização em imóveis de diversos bairros do município. Caso não se adequem as exigências ambientais, os proprietários serão multados pelo poder público.

Desde 2015, a Sabesp realiza regularmente um levantamento para averiguar as casas, construções e terrenos que não estão ligados corretamente a rede de esgoto ou possuem fossas sépticas inadequadas em Lorena. Após a vistoria, a autarquia fornece uma lista dos locais irregulares à Prefeitura, que na sequência encaminha seus agentes da secretaria de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária para averiguarem as denúncias. Funcionários da Sabesp também integram as operações.

No fim do primeiro semestre de 2019, o levantamento da estatal apontou que aproximadamente 120 propriedades não tratam seus esgotos na cidade.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente,Willinilton Portugal,os bairros com maior incidência de casos são a Cecap, Jardim Novo Horizonte, Vila Brito e Vila Cristina. “Desde a semana passada, visitamos quase quarenta imóveis e ressaltamos aos seus proprietários a necessidade de promoverem as melhorias necessárias. Os que forem notificados por descarte irregular e não regularizem a situação em até vinte dias, serão multados por crime ambiental. O valor da penalidade varia, já que leva em conta a gravidade da infração e outros fatores”.

O chefe da pasta destacou ainda que se for comprovado que o proprietário não possui condições financeiras para realizar a ligação do imóvel ou terreno à rede coletora de esgoto, ele poderá ser incluído em um programa assistencial da Sabesp que buscará viabilizar a adequação. “A irresponsabilidade de alguns proprietários pode comprometer o equilíbrio de nossos rios e lençóis freáticos. Estamos fazendo o possível para reverter este cenário, evitando que os moradores continuem despejando o esgoto em locais indevidos. Estas vistorias com a Sabesp continuarão até que todos os notificados tomem providências”.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Com apoio da Sabesp, Lorena intensifica combate a despejo irregular de esgoto

  • 24 de agosto de 2019 em 20:18
    Permalink

    Casas simples com muro feito de bambu e sem asfalto nas ruas… [é só olhar a própria foto postada]
    São essas pessoas que a Prefeitura mais atormenta com suas canetas e vistas de fiscalização, mas não se importaram em nada para que essa situação não ocorresse, a expansão irregular da cidade.
    Querem consertar um erro que ela mesma, a Prefeitura, é responsável da pior maneira possível – apontando o dedo como para um criminoso.
    Não é surpresa que os bairros com mais notificações dessa natureza são bairros mais afastados e sem muitos recursos. As pessoas de lá tem sorte por terem conseguido um teto, mesmo que improvisado, e vem esses fiscais bancando os protetores da lei pelo bem de todos.
    Deveriam resolver o problema de saneamento sem amolar os moradores desses bairros. Lembrando que o descaso da Prefeitura que permitiu que essas situação existisse.

    Queira ver toda essa “coragem” que esses fiscais apresentam quando chegam contra os moradores das torres de condomínios e casas mais abastadas que existem a cem metros do prédio do governo municipal. Para eles, mesmo com as calçadas cheias de degraus, rampas que se estendem até além do meio fio, lixeiras que obstruem a passagem, está tudo certo…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

× Como posso te ajudar?