Câmara aprova revisão do Plano Diretor de Lorena

Documento aprovado prevê mudanças na mobilidade urbana da cidade e infraestrutura de bairros periféricos

Mobilidade urbana é um dos destaques do Plano Diretor, votado nesta semana na Câmara de Lorena (Foto: Arquivo Atos)
Mobilidade urbana é um dos destaques do Plano Diretor, votado nesta semana na Câmara de Lorena (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Lorena

Com apenas um voto contrário, a Câmara de Lorena aprovou o projeto do Executivo que revisa o Plano Diretor para os próximos dez anos. Além da mobilidade urbana, a Prefeitura projeta promover melhorias consideráveis nos bairros periféricos.

Após a realização de dez audiências públicas, ao longo de 2015, a Prefeitura encaminhou à Câmara, no início do mês, a revisão do Plano Diretor, que de acordo com a definição da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o “instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados”.

A revisão foi aprovada pela Câmara, na última segunda-feira, e teve apenas o voto contrário da vereadora Lú Fradique (PMN).

De acordo com o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Marcos Anjos, o Plano Diretor foi aprovado em 2010, por uma lei complementar, mas estava incompleto e necessitava de mudanças.

Para contar com a contribuição popular na revisão, o Executivo organizou dez audiências públicas, realizadas em diversos bairros. “As principais sugestões foram relacionadas a área de mobilidade urbana. Já tomamos diversas providências para atender os anseios da população, como a implantação de mais de três quilômetros de ciclofaixas e a criação de medidas para desafogar o tráfego em diversas vias da cidade”, explicou Anjos.

O secretário revelou ainda que o Plano Diretor prevê que nos próximos dez anos a cidade passe a contar com setenta quilômetros de ciclovias.

Outra mudança apontada como uma das prioridades do Plano Diretor será oferecer maior estrutura na região periférica, principalmente nos bairros Residencial Aldo Nassif, Brisas do Campo, Jardim Primavera e Campo dos Ipês. “O Plano busca levar mais aparelhos públicos para os bairros mais afastados da região central. Estamos buscando apoio do Estado para construir uma creche com 180 vagas no Jardim Primavera, que beneficiará também os moradores dos bairros vizinhos”, contou Anjos. “O ESF (Estratégia de Saúde da Família) dessa região também já foi ampliado, e temos projetos para construir praças e áreas de lazer”, finalizou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?