Câmara aprova projeto que pede MIT para Lorena

Expectativa é anexar o documento junto ao processo protocolado na Assembleia Legislativa

Igreja São Benedito no centro de Lorena; pontos religiosos integram lista de atrações turísticas da cidade (Foto: Arquivo Atos)
Igreja São Benedito no centro de Lorena; pontos religiosos integram lista de atrações turísticas da cidade (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Lorena

A busca pelo título de MIT (Município de Interesse Turístico) pode estar mais próximo da conquista para Lorena. Foi aprovado por unanimidade o projeto que institui o Plano Municipal de Turismo.

A documentação será levada à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) para reforçar o pedido.

Após protocolar documentos e relatórios técnicos em São Paulo para que a cidade recebe um aporte financeiro para o turismo, Lorena avançou mais um passo nesta semana. Na última segunda-feira os vereadores aprovaram por unanimidade o Plano Municipal de Turismo que é integrante do “Mapa Turístico Brasileiro”, na “Região Turística da Fé”.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Bastos, o Totô, após a sanção da lei pelo prefeito Fábio Marcondes (PSDB), o plano será imediatamente levado para a Assembleia Legislativa para que seja anexado ao processo de solicitação ao MIT. “Essa é uma vitória, uma diretriz para o crescimento do turismo na nossa cidade. Além desse nosso plano estabelecido, agora lei municipal, estamos trabalhando para que Lorena seja reconhecida como MIT, inclusive com este documento. Isso certamente abrirá portas com o Governo Estadual”, frisou Totô.

Em entrevista ao Jornal Atos em dezembro, o secretário afirmou que a pasta terá neste ano um orçamento de R$ 1,8 milhão e que os recursos de até R$ 650 mil anuais, encaminhados pelo Estado, seriam fundamentais para avançar com alguns projetos do setor.

Oficialmente com trinta locais considerados atrativos, a expectativa de Lorena é que o pedido de inclusão no MIT seja analisado pela Alesp ainda neste semestre.

Região – Cruzeiro que aposta no turismo rural e de aventura foi a primeira cidade da região a conquistar o título e fazer parte das 31 novas cidades contempladas pelo MIT.

Já a vizinha Cachoeira Paulista, adequou a documentação incluindo os pontos de restaurantes e hotéis, recebeu a aprovação da secretaria de Turismo do Estado e deve ter o processo, junto de mais 19 cidades, analisado pela Assembleia ainda este mês.

Pindamonhangaba tem até a próxima quinta-feira para concluir o Plano Diretor, último passo para pleitear o MIT. Após a conclusão do processo, a documentação será enviada ao deputado estadual André do Prado (PR), responsável por encaminhá-la à secretaria Estadual do Turismo até março.

O município projeta até mesmo a busca pelo título de Estância Turística, a partir de 2019.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?