Câmara aprova isenção de três meses de aluguel para os comerciantes do Mercadão

Iniciativa do Executivo busca atrair novos empreendedores para o local; Elcinho tem emenda rejeitada

Comerciante inicia mais um dia de trabalho em lanchonete no Mercado Municipal de Lorena; centro comercial terá novos acordos por boxes (Foto: Lucas Barbosa)
Comerciante inicia mais um dia de trabalho em lanchonete no Mercado Municipal de Lorena; centro comercial terá novos acordos por boxes (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

A Câmara de Lorena aprovou por unanimidade na última segunda-feira o projeto do Executivo que concede três meses de isenção do pagamento de aluguel tanto para os comerciantes já instalados como aos que pretendem adquirir um box no Mercado Municipal, o Mercadão.

Após a aprovação, o município iniciou os preparativos para a realização de um novo pregão para a concessão dos espaços restantes.

Reinaugurado há pouco mais de nove meses, o espaço comercial do Mercadão foi dividido em 44 boxes. Já que depois de três pregões somente 18 foram alugados, em março um decreto Executivo reduziu o valor do metro quadrado dos boxes de R$35 para R$ 17,5.

Complementando esta iniciativa de impulsionar o interesse pelos espaços, o prefeito Fábio Marcondes (PSDB) encaminhou um projeto pedindo a isenção do aluguel de três meses para os comerciantes.

A iniciativa do chefe do Executivo agradou os trabalhadores, já que em entrevista ao Jornal Atos no final do mês passado, o proprietário de uma lanchonete, Flávio Oliveira e a vendedora de frios e doces, Heloísa Helena da Silva afirmaram que a proposta, caso aprovada, os ajudaria muito a fechar as contas no azul.

Após a aprovação unânime do projeto, o vereador Elcio Vieira Junior, o Elcinho (PV), apresentou uma emenda que cobrava ao invés de três meses, a isenção de aluguel para 36 meses. Visto pela maioria dos parlamentares como um pedido inviável, a proposta foi rejeitada por 9 a 7, após os votos dos vereadores Bruno Camargo (PSDB), Bruno Ribeiro, o Bruninho (PPS), Beto Pereira (DEM), Cleber Maravilha (PRB), Fábio Matos (PC do B), Luiz Francisco de Lima, o Luizão (PSDB), Samuel de Melo (PTB), Wander da Silva, o Wandinho (PSDB) e Washington Batista, o Washington da Saúde (PPS).

O resultado da sessão foi comemorado pelo o diretor administrativo do Mercadão, Benedito Donizetti Rosa. “Esperamos que essa iniciativa motive mais empreendedores enxergarem o Mercadão como um local atrativo. A Prefeitura tem feito todo o possível para contribuir com o trabalho dos comerciantes, e não descartamos promover outras isenções no futuro”.

O diretor detalhou quais serão os próximos passos na busca pela atração de novos comerciantes para o centro comercial. “Nos próximos dias iniciaremos os tramites burocráticos para que em breve seja realizado um novo pregão para tentarmos alugar os 28 boxes restantes. Estamos otimistas, já que após a notícia que o valor do metro quadrado foi reduzido muitos interessados estão nos ligando em busca de informações”.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Câmara aprova isenção de três meses de aluguel para os comerciantes do Mercadão

  • 20 de abril de 2017 em 08:18
    Permalink

    MERCADÃO MUNICIPAL de LORENA Bela OBRA PARABÉNS ao povo Lorenense
    Pena é que está sendo desviado sua função principal , que era de encurtar a distancia entre o produtor e o consumidor, era para ser um espaço ocupado por produtores que levariam para a cidade produtos frescos e preços menores isso beneficiaria o produtor rural e a população urbana . MAS o que se vê é o espaço sendo tomado por atravessadores . PAGAR 35,00 reais o metro quadrado ,mais taxa de condomínio , isso é incompatível com a realidade do produtor da região . daria mais de 700,00 reais mensais . por esse valor aluguel-se um ponto para uma Quitanda que não tem a concorrência de mais uma dezena como é no mercado QUEM SABE UM DIA OS ADMINISTRADORES ACORDAM PARA A REALIDADE ! assim a população Lorenense seria a grande beneficiada com essa bela estrutura . MEU nome é ADEMAR LIGABO sou produtor rural .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?