Câmara aprova criação de PEVs para auxiliar limpeza urbana de Lorena

Guará amplia serviço com licitação de R$ 1 milhão; Cruzeiro implanta “Cidade Limpa”

Caçamba para coleta de entulhos em ruas da região é cenário fácil de encontrar; cidades se organizam para garantir destino de descartáveis (Foto: Letícia Noda)
Caçamba para entulhos em ruas da região é cenário fácil de encontrar; cidades se organizam para garantir destino de descartáveis (Foto: Letícia Noda)

Rafaela Lourenço
Lorena

A Câmara de Lorena aprovou por unanimidade o projeto de criação de PEVs (Pontos de Entregas Voluntárias). A proposta oferece mais uma opção para a população descartar os resíduos sólidos legalmente e de forma gratuita, já que a cidade possui um aterro de resíduos sólidos e inertes. Na região, cidades como Guaratinguetá e Cruzeiro mantêm atenção com estrutura e programas direcionados ao destino final de resíduos.

O projeto lorenense, aprovado no último dia 4, é semelhante a de outros municípios como Guaratinguetá, que já adota o serviço em três bairros.

Segundo o presidente da Câmara, Maurinho Fradique (PTB), a Prefeitura enfrenta um problema com a população no descarte irregular de restos de construção civil e entulhos. Com o PEV, além de oferecer um local específico para os materiais mais próximo dos moradores, Lorena passa a contar com um meio facilitador para a Prefeitura retirar os materiais, podendo até serem reaproveitados em obras e reparos. “O grande problema é que não podemos atribuir ao munícipe, apesar de ser, na minha visão, um problema cultural, mas muitas pessoas não têm condições financeiras para contratar caçambas para fazer o descarte de forma correta”, destacou Fradique.

O autor do projeto destacou que todos os bairros terão a possibilidade de receber uma unidade, mas o projeto especifica que a execução é de total responsabilidade da Prefeitura, com análise das secretarias de Meio Ambiente e de Obras sobre a demanda, para direcionar o ponto de entrega voluntária e a logística dos serviços.

O projeto seguiu para a sanção do prefeito Fábio Marcondes (sem partido).
Lorena conta atualmente com um aterro de resíduos sólidos e inertes no bairro Novo Horizonte. O local recebe materiais como restos de construção, reformas e reparos de pavimentação, inclusive solos provenientes de terraplanagem e componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto).

Para o descarte no aterro, morador ou empresa devem se cadastrar e solicitar autorização da secretaria de Meio Ambiente, localizada à rua Comendador Custódio Vieira, nº 333, no Centro.
As denúncias de depósito irregular de resíduos devem ser feitas no setor de Fiscalização pelo telefone (12) 3185-3019.
Região – Guaratinguetá, que possui um Ecoponto no bairro Pedregulho, e dois PEVs (um no bairro Cecap e outro no Parque São Francisco), está no meio de um processo de licitação para implantar caçambas. Além dos PEVs, 27 pontos de descarte irregular detectados no mapeamento da secretaria de Meio Ambiente receberão uma ou mais caçambas.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Giani Bresolin, as caçambas de quarenta mil litros funcionarão como PEVs itinerantes. “O próprio morador pode descartar voluntariamente. Elas serão trocadas semanalmente ou antes, podemos até colocar duas caçambas numa determinada área de acordo com a demanda. Vamos fazer esse monitoramento e adequando de acordo com cada ponto”.

O secretário de Obras Públicas, Paulo Barros, contou que o investimento será de aproximadamente R$ 1 milhão para o contrato de um ano. A empresa vencedora do certame, que será responsável pela colocação e manutenção das caçambas, ficará responsável pelo maquinário necessário para triagem. Os materiais resultados de construção civil serão transportados até o pátio de usinagem da Prefeitura para ser triturado. Já os resíduos não aproveitados terão o destino final correto para um aterro licenciado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Cruzeiro apresenta um trabalho semelhante. A Prefeitura implantou o programa “Cidade Limpa”, com caçambas em pontos específicos para facilitar a limpeza urbana do município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?