Ausência nas eleições cancela 44 mil títulos eleitorais na região

Medida pode afetar eleições; País tem 1.247.066 registros anulados pelo TSE

Título de eleitor volta à ativa em 2020, com as eleições municipais; TSE cancela 44 mil na região (Foto: Reprodução)
Título de eleitor volta à ativa em 2020, com as eleições municipais; TSE cancela 44 mil na região (Foto: Reprodução)

Larissa Diamantino
Região

A Justiça Eleitoral fechou na última semana a relação sobre a quantidade de pessoas, por região, que tiveram o título de eleitor cancelado por ausência aos três últimos pleitos. A medida pode afetar os dados das cidades da região a partir de 2020, com as eleições municipais.

De acordo com as informações divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cada turno é contabilizado como uma eleição, bem como pleitos suplementares realizados. Em todo o País, 2.486.495 títulos foram cancelados, sendo que na região Sudeste, 1.247.066 eleitores perderam seus títulos.

O estado de São Paulo lidera o número de cancelamentos, com 671.500 títulos cancelados, seguido do Rio de Janeiro que teve 299.121. Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, 44 mil títulos foram cancelados. Em parte do Vale Histórico, o município que lidera esse resultado é Guaratinguetá (1.764), seguida de Lorena (1.225), Aparecida (622), Potim (210), Roseira (130), Canas (54) e Piquete (19).

Entre as capitais, a cidade de São Paulo também está à frente no ranking de títulos cancelados por ausência nas eleições, quando registrou 199.136 documentos bloqueados. “Agora, os eleitores que tiveram seus títulos cancelados deverão procurar o Cartório Eleitoral de sua região para regularizar, após o pagamento de multa (R$ 3,50)”, explicou a chefe de Cartório de Guaratinguetá, Cintia Maria Cardoso.

Para saber de o título foi cancelado, é necessário consultar a situação no Portal do TSE, dentro na área ‘serviços ao eleitor – situação eleitoral – consulta por nome ou título’. De acordo com o Tribunal, o eleitor também pode comparecer a qualquer cartório eleitoral portando documento de identificação, com foto.

Eleitores que ainda não regularizaram o seu título de eleitor com a biometria e teve seu título cancelado devido à ausência nas eleições, de acordo com Cintia Maria, terá o documento regularizado automaticamente, no ato da correção. “A regularização só será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça o eleitor de fazer a quitação como, por exemplo, omissão de prestação de contas de campanha, por perda ou suspensão de direitos políticos”, ressaltou.

O site para consulta e o início do processo de regularização é tse.jus.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?