Aumento de aglomerações em meio à pandemia preocupa Lorena

Prefeitura atua em organização de filas próximas à Caixa; cidade registra dez casos da doença

Aglomeração de pessoas para entrar na Caixa Econômica Federal em Lorena; cidade intensifica fiscalização nas ruas (Foto: Reprodução PML)

Lucas Barbosa
Lorena

Apesar de Lorena ser a terceira cidade do estado com maior adesão ao isolamento social motivado pela pandemia do coronavírus, a Prefeitura intensificou na última semana suas ações de conscientização para evitar aglomerações na região central do município. A iniciativa busca conter o avanço da doença na cidade, que contabiliza dez casos confirmados e outros 26 suspeitos.

Além da Defesa Civil, agentes da Guarda Civil Municipal e da secretaria de Trânsito atuam desde o último dia 22 nas fiscalizações e organizações das filas formadas por moradores, que buscam sacar o auxílio emergencial do Governo Federal, próximas à Caixa Econômica, que fica na rua Major Oliveira Borges no Centro. Desde o início de abril, as rotineiras aglomerações aos redores da agência bancária preocupam o poder público e parte da população.

Além de orientarem os pedestres sobre a necessidade de manterem uma distância segura dos demais na fila, os agentes municipais tentam conscientizá-los sobre a importância de usarem máscaras de proteção, evitarem contato físico com outras pessoas e higienizarem as mãos com álcool em gel.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Lorena, Edilson Cesar Gomes, ressaltou a importância da intensificação da fiscalização no local. “Mesmo nossa cidade sendo um destaque em adesão ao isolamento social, notamos recentemente um aumento na circulação de pessoas pelo Centro. Para evitar que elas seguissem se aglomerando em filas mal organizadas próximas à Caixa, nossas equipes permanecem pela manhã e tarde no local as orientando e pedindo que sigam as recomendações de prevenção. Também foi proibido o tráfego de veículos na via, proporcionando mais espaço para a distribuição adequada dos pedestres”.

Além de destacar que ações semelhantes de conscientização são realizadas também em outros pontos da cidade, principalmente próximas à lotéricas, Gomes reforçou a necessidade da colaboração da população para evitar o contágio da doença no município. “Infelizmente, nos últimos dias muitos lorenenses estão relaxando quanto ao isolamento social e outras medidas de segurança, como o uso de máscaras. Isso é muito perigoso já que a cidade depende da colaboração de todos neste momento tão difícil. Ressaltamos que continuaremos fazendo todo o possível para a preservação da saúde de nossos moradores, mas dependemos muito do apoio e bom senso de todos”.

Dados – De acordo com as estatísticas do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado, atualizada na tarde desta terça-feira (2), Lorena possui uma taxa de 60% de adesão da população ao isolamento social. A cidade fica atrás apenas de São Sebastião (63%) e de Ubatuba (61%).

Segundo o boletim da Vigilância Epidemiológica, o município contabiliza nove casos autóctones (contraídos na própria cidade) e um importado de Guarulhos. Em contrapartida, sete dos pacientes se curaram do coronavírus e receberam alta médica.

Já 3 óbitos e 94 casos suspeitos da doença já foram descartados por exames laboratoriais.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?