Audiência no TRT decreta final da greve na Santa Casa de Cachoeira

Paralisação ultrapassou dois meses; trabalhadores cobram pagamento de salários e direitos trabalhistas atrasados

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

Após mais de dois meses de greve, os funcionários da Santa Casa de Cachoeira Paulista decidiram em assembleia pelo fim da paralisação na tarde da última quarta-feira. Depois de uma reunião no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), a Justiça determinou que a Prefeitura terá até o próximo dia 30 para efetuar o pagamento dos salários atrasados.

Iniciado na última semana de agosto, o movimento grevista, que conta com a adesão de cerca de noventa trabalhadores, cobra o pagamento de dois meses de salários atrasados. Cesta básica e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não são pagos há cerca de seis anos.

Para pressionar o prefeito João Luiz Ramos (PSB) a quitar as dívidas com a categoria, os grevistas organizaram três passeatas pelo município. Além de cartazes, chegaram a colocar um caixão na porta do Pronto Socorro, simbolizando a morte do setor da saúde em Cachoeira Paulista.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde de São José dos Campos e Região, Martinho Luiz dos Santos, na semana passada foi realizada uma reunião entre os grevistas e João Luiz. “Para variar, o prefeito e sua equipe não ofereceram nenhuma saída para essa situação. Eles falaram que estavam fazendo o possível, mas não tem de onde tirar o dinheiro para pagar os salários e direitos trabalhistas atrasados. Está faltando boa vontade do Executivo em resolver esse problema, enquanto muitos funcionários estão praticamente passando fome”.

Buscando uma solução para o caso, representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde de São José dos Campos e Região e da Prefeitura, participaram de uma audiência no TRT, em Campinas.

De acordo com diretor do Sindicato, Martinho Luiz dos Santos, a Justiça decidiu que além dos trabalhadores terem noventa dias de estabilidade, a Prefeitura terá cinco dias para pagar o salário atrasado referente a setembro.
“Já que a Prefeitura só nos enrola, tivemos que levar o caso para o TRT”.

Antes da reunião a Prefeitura de Cachoeira Paulista afirmou em nota que a reivindicação de estabilidade de emprego não era possível diante da dificuldade financeira que o município enfrenta.

Já o pagamento de outubro, deverá ser pago no prazo máximo de 30 de novembro. Com a decisão, os quase noventa funcionários da Santa Casa serão obrigados a retornar ao trabalho na manhã desta quinta-feira. “Foi mais de dois meses de luta, mas agora nossa expectativa é que esse absurdo chegue ao fim. Muitos trabalhadores estão completamente sem dinheiro e dependendo da ajuda de terceiros. Nossa expectativa é que a Prefeitura cumpra a determinação judicial”, explicou Martinho.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?