Após ataques de escorpiões, famílias de Lorena cobram providências

Moradores do Vila dos Comerciários 1 pedem punição de dono de terreno; famílias encontram também aranhas e cobras

Entulho e mato alto em terreno na Vila dos Comerciários I, em Lorena; moradores se queixam de invasões de peçonhentos no local (Foto: Francisco Assis)
Entulho e mato alto em terreno na Vila dos Comerciários I, em Lorena; moradores se queixam de invasões de peçonhentos no local (Foto: Francisco Assis)

Lucas Barbosa
Lorena

Cansados de conviverem com aparições e ataques de escorpiões, aranhas e cobras, famílias do Vila dos Comerciários 1 cobram uma solução por parte do poder público. Os moradores denunciam que há anos os animais peçonhentos vêm se proliferando em um terreno particular próximo à rua Raulino da Silva Cabral, mais conhecida como Rua 6.

Acompanhada por diversos vizinhos e com um pote com quatro escorpiões mortos, a cozinheira Arlete Santos, 43 anos, revelou os momentos de terror que viveu há cerca de um mês após ser picada por um aracnídeo em uma casa na Rua 6. “Meu coração acelerou muito e a minha pressão chegou a 18×6. Graças a Deus, não sou sofro de hipertensão senão poderia ter morrido. O meu sobrinho também foi picado por escorpião e vários outros moradores, que tem crianças em casa, estão tensos. Anteontem achamos 14 escorpiões”.

Arlete explicou que os animais peçonhentos vem de um terreno particular, que não é limpo e isolado de forma adequada pelo proprietário. O local também conta com uma vala aberta onde ocorre a proliferação dos escorpiões. “A Prefeitura veio aqui na última segunda só depois que ficaram sabendo que agente procurou a imprensa. Já faz muito tempo que a gente é obrigado a conviver com esse absurdo e mesmo passando um monte de prefeitos e vereadores nesse período, até hoje, ninguém nos ajudou com esse problema”, criticou.

Cansadas de aguardar uma solução por parte do poder público, as famílias vem se unindo para realizarem a limpeza do terreno e a captura dos animais peçonhentos. O vigia, Valmir Antônio, 45 anos, foi ainda mais longe e custeou o aluguel de uma caçamba de entulhos para recolher a sujeira e resto de entulhos do terreno. “Já que o dono da área e a Prefeitura não fazem nada, fui obrigado a tirar parte do meu salário para alugar essa caçamba. É revoltante o poder público não multar o dono desse terreno. Já não sabemos mais o que fazer. Será que eles vão tomar uma atitude somente quando alguém do bairro morrer por causa dessa negligencia?”, questionou.

Resposta – Em nota oficial, a Prefeitura de Lorena informou que a equipe de Controle de Vetores esteve, na última segunda-feira, no Vila dos Comerciários 1, onde orientou os moradores de como agirem para se prevenirem dos escorpiões.

A nota também ressaltou que membros da secretaria de Serviços Municipais visitaram a região e já agendaram para os próximos dias uma limpeza no local.

O Executivo ressaltou ainda que é fundamental a participação da população na manutenção e fiscalização na limpeza dos terrenos e casas abandonadas para que seja evitada a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
A nota não revelou se o dono do terreno será multado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?