Após aparição de rachaduras, Lorena interdita creche no Cidade Industrial

Medida para garantir segurança, transfere 75 alunos para unidade do Cecap

Frente da creche na Cidade Industrial, fechada após aparição de rachaduras; governo transferiu 75 crianças (Foto: Lucas Barbosa)
Frente da creche na Cidade Industrial, fechada após aparição de rachaduras; governo transferiu 75 crianças (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Após o aparecimento de rachaduras na casa alugada onde funcionava a creche municipal “Paulo Pereira dos Reis”, no Cidade Industrial, a Prefeitura de Lorena ordenou a interdição do local na última semana. Os 75 alunos da unidade foram remanejados às pressas para outra creche, para evitar que perdessem o fim do ano letivo escolar.

De acordo com o secretário de Educação, Lúcio Mauro da Cruz, a casa onde funcionava a creche municipal “Paulo Pereira dos Reis”, na rua Silvio Costa, no Cidade Industrial, era alugada pelo Município desde 2008.

No começo do mês, a direção da unidade comunicou à secretaria de Educação o aparecimento de diversas rachaduras no imóvel. O setor de Engenharia Municipal realizou uma vistoria no local e emitiu um laudo que confirmava o problema. “Em decisão conjunta com o prefeito Fábio Marcondes (PSDB), foi ordenada a interdição do imóvel. Posteriormente fizemos uma reunião com os pais, onde foi acertado que os alunos seriam transferidos para a creche ‘Francisco Candido Xavier’, no Cecap”, explicou o secretário.

Lúcio Mauro revelou ainda qual será o futuro da creche “Paulo Pereira dos Reis”. “Estamos construindo uma creche bem ampla no Industrial, e quando ela estiver pronta, os ex-alunos da ‘Paulo Pereira’ serão transferidos para lá. Tomamos essa decisão de interditar o imóvel porque queremos que nossos alunos estudem em um local estruturado e adequado”.

Com a interdição da creche, a secretaria de Educação fornece suportes para evitar que os alunos sejam prejudicados no deslocamento até o novo local de ensino. “Os ex-alunos da ‘Paulo Pereira’, que moram no ponto mais distante entre o Industrial e o Cecap, tem à disposição o transporte escolar, mas a maioria das crianças mora próximos de um ao outro, e os pais acabam os levando normalmente, como faziam na antiga creche”.

A costureira Maria Tereza Dias, 71 anos, tia de um ex-aluno da “Paulo Pereira dos Reis”, comentou a interdição local e a mudança na rotina da criança. “Foi bom terem tirado eles de lá, porque a gente ficou preocupado com esse negócio de rachaduras, vai saber se lá estava arriscado desabar. Meu sobrinho tá bem lá na ‘Francisco Candido’, que é bem maior, e agora ele pode brincar mais. Estamos esperando a nova creche ficar pronta, mas enquanto isso a gente leva ele todo dia de bicicleta. Atrapalhou um pouco a minha irmã, porque ela demorou um pouco mais a levar o meu sobrinho até o Cecap”.

Obras – De acordo com a Prefeitura, a previsão é que as obras da construção da nova creche municipal do Cidade Industrial sejam concluídas até o final do primeiro semestre de 2017. Enquanto isso, os estudantes do bairro continuarão sendo atendidos pela creche municipal “Francisco Candido Xavier”, no Cecap.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?