Alunos da USP buscam parceria com restaurantes e lanchonetes da cidade

Campanha tem como objetivo a compra cadeiras de rodas para asilo carente de Lorena

Grupo de universitários presenteiam idosos no Natal; projeto busca arrecadar verba para compra de cadeira de rodas (Foto: Divulgação / USP)
Grupo de universitários presenteiam idosos no Natal; projeto busca arrecadar verba para compra de cadeira de rodas (Foto: Divulgação / USP)

Elisabeth Almeida
Lorena

Os alunos da EEL (Escola de Engenharia de Lorena) iniciaram a campanha “Lacre Amigo”, que busca parceria com restaurantes e lanchonetes com o objetivo arrecadar lacres de latinhas para comprar cadeiras de rodas para asilo Maria de Nazaré em Lorena. A ideia é do “Idoso Amigo”, entidade formada a partir de alunos da universidade e que realiza visitas periódicas no lar de repouso e desenvolvendo atividades de recreação.

“Muitos ali têm depressão ou alzheimer e por isso nossa ideia é que eles saiam da rotina. Conversamos e planejamos ações diferenciadas para estimular o raciocínio”, contou a líder de eventos da entidade, Lays Gasparin.

A primeira etapa da campanha já começou, com a arrecadação de garrafas pets, para a padronização dos materiais. As garrafas serão distribuídas entre os alunos e as repúblicas da faculdade posteriormente nas festas realizadas pela instituição de ensino.

Após isso os alunos vão buscar parcerias com restaurantes e lanchonetes da cidade. “Achamos que esse período é necessário para que até esse momento o Idoso Amigo esteja mais conhecido, as pessoas vão saber mais sobre nosso trabalho e assim vão aceitar ser nossos parceiros”. Explicou a Lays.

De acordo com Bruna Morais, membro do Idoso Amigo, o asilo Maria de Nazaré é apenas o primeiro a participar do projeto. “Nossa ideia não é ajudar apenas um lar de repouso e sim crescermos e podermos aumentar nosso leque e realizando ações em outros abrigos. O objetivo maior da campanha é transmitir o espírito da solidariedade”.

O Asilo Maria de Nazaré abriga possui 16 internos, sendo o mais novo com 67 anos e o mais velho 104 anos. “A estrutura é boa, mas poderia ser muito melhor, é por isso que estamos lutando, para investir na melhoria da qualidade de vida deles. Cadeira de rodas eles tem, mas já estão muito precárias”, finalizou Bruna.

Além da campanha dos lacres, o Idoso Amigo realiza periodicamente arrecadações de produtos de limpeza e higiene, além da venda de rifas.

Brechó beneficente – Outro grupo de alunos da EEL (Escola de Engenharia de Lorena) organizou a campanha “Brechó Enjoei quero doar”, que arrecada roupas conservadas que são vendidas para arrecadação e um brechó beneficente.

Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com os estudantes pela página: facebook.com/brechobeneficenteenjoeiquerodoar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?