Ação conjunta inibe futebol e aglomerações irregulares em Lorena

Policia Militar e a Guarda Civil Municipal reforçam fiscalização nas ruas contra desobediência às normas de decretos

Viaturas durante fiscalização em campos de futebol de Lorena; cidade intensifica ações contra aglomeração (Foto: Reprodução PML)

Wanessa Telles
Lorena

A Policia Militar e a GCM (Guarda Civil Municipal) de Lorena colocou nas ruas uma operação conjunta com objetivo de controlar atividades coletivas que promovem aglomeração na cidade. A ação avalia o funcionamento irregular de estabelecimentos e atividades coletivas ao ar livre no município, que já registrou 211 confirmações e 11mortes causadas pela doença.

Cercado por um simples alambrado, o campo do Vera Cruz, entre os bairros da Vila Passos e Bairro da Cruz e recebe jogos do futebol amador da cidade, e é conhecido por reunir jogadores e quem gosta de acompanhar as partidas, o que deveria ser impedido de ser realizado em meio à pandemia do novo coronavírus. Mas não é isso que vem ocorrendo.

No espaço estava programado uma partida amistoso na tarde do último sábado (11) e uma rodada de um torneio que estaria sendo realizado aos domingos. A situação foi notificada às equipes da GCM e a Polícia Militar, que foram até o local e impediram a realização dos jogos.

De acordo com a secretaria de Segurança, pessoas foram até o Vera Cruz foram embora ao se depararem com os guardas.

Segundo o comandante da GCM de Lorena, Celso Dinarte, a ação tenta inibir a aglomeração e atividades fora do que foi liberado por decretos do Município e do Estado. “Neste momento, estamos recebendo muita denúncia das pessoas estarem fazendo o uso do campo de futebol e gerando aglomeração. Estão fazendo até campeonato de jogos de futebol nos finais de semana, não são só dez jogando bola, as vezes são três times. Se a gente for colocar no papel são 33 pessoas só de jogadores”, destacou o comandante, que lembrou da presença de quem vai apenas para acompanhar as partidas e acaba contribuindo com a aglomeração.

Além dos campos, outros espaços públicos também são alvos da ação conjunta, como praças e comércios. Ao receber uma denúncia, a GCM vai até o local e os agentes fazem o boletim de ocorrência, que é encaminhado ao setor de Fiscalização, para que sejam tomadas providências cabíveis. “Alguns estabelecimentos de vendas de bebidas, que insistem em funcionar fora do sistema delivery, consumindo bebida no local que também é proibido. Muitas pessoas ainda insistem em transitar e atender no seu comércio sem o uso devido das máscaras da forma correta”, afirmou o comandante.

Multa – De acordo com o comandante, a ação é aplicada pela Fiscalização ou pela Vigilância Sanitária. As penalidades vão de multas até a cassação do alvará mediante a gravidade da situação.

A secretaria de Segurança de Lorena também intensificou a supervisão para inibir o uso de cerol e linha chilena. A operação, realizada diariamente, tem como objetivo conscientizar crianças, adolescentes e pais para que fiquem em casa e evitem movimento nas vias públicas e uso dos materiais responsáveis por acidentes ao empinar pipas.

Por outro lado, a cidade também apresenta descumprimento por parte da população em quarentena sobre as medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado. “Temos tido também muita reclamação de residências fazendo festa com som alterado causando perturbação de outras pessoas. Além disso, entra o crime de perturbação de sossego”, explicou Dinarte.

Para a realização de denúncias de estabelecimento e ações que vão contra as normas de prevenção, a população deve entrar em contato com a GCM pelo telefone de emergência 153 ou pelo (12) 3157-3862. O atendimento é 24 horas e a denúncia pode ser feita de forma anônima. O atendente colhe as informações e uma equipe é encaminhada ao local. Se necessário, com acompanhamento da Polícia Militar.

Flexibilização – Até o momento, Lorena segue na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, sendo proibida a liberação de atividades coletivas, festas, eventos, abertura de casas de shows e salões.

 

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Ação conjunta inibe futebol e aglomerações irregulares em Lorena

  • 17 de julho de 2020 em 18:12
    Permalink

    Kkkkk morri de rrir mas essa foto não é do campo do vera numca esse campo e perto do shopping indo para Santa Lucrécia a me polpe

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?