Vereador denuncia zona azul de Guará ao MP

Câmara quer ouvir empresa responsável sobre atrasos nos repasses do estacionamento rotativo

Parquimetro instalado em rua da região central de Guaratinguetá; Câmara tem questionamento sobre administração terceirizada do sistema (Foto: Juliana Aguilera)
Parquímetro instalado em rua do Centro de Guará; Câmara tem questionamento sobre administração terceirizada do sistema (Foto: Juliana Aguilera)
Leandro Oliveira
Guaratinguetá
A zona azul de Guaratinguetá voltou a ser pauta na Câmara Municipal. Há quase dois anos o estacionamento rotativo é alvo de requerimentos e questionamentos por parte dos vereadores. Dessa vez, de forma unânime, a Casa convidou os sócios da empresa AC Park para responderem sobre o sistema operacional de arrecadação de recursos e repasses feitos aos cofres públicos.

A nova zona azul teve início em agosto de 2015. Inicialmente foram instalados 25 parquímetros e implantadas 933 vagas nas regiões do Centro e bairros próximos.

No ano seguinte, na última legislatura, o estacionamento rotativo virou pauta na Câmara após requerimento apresentado pelo vereador Régis Yasumura, na época, no PTB, que questionava a arrecadação com o sistema e o repasse ao município.No ano seguinte, já na atual legislatura, a pauta voltou a ser discutida entre os vereadores através de requerimento apresentado por Fabrício Dias ‘da Aeronáutica’ (MDB).

Desde então o parlamentar aponta possíveis irregularidades no contrato entre a AC Park e a Prefeitura de Guaratinguetá. O emedebista levou as denúncias ao Ministério Público, e apresentou o requerimento na Casa. A Câmara formalizou um convite aos sócios da AC Park para uma sessão especial.

No documento, uma das principais irregularidades apontadas é o atraso dos repasses referentes aos valores que são arrecadados na zona azul. Segundo o parlamentar, a dívida é de quase R$100 mil, oriundos de quatro meses de atraso. Os demais meses foram pagos com atraso, como salienta o documento. “No mês passado concluímos o estudo que culminou na denúncia feita ao Ministério Público, pedindo que fosse apurada a falta de cumprimento do contrato”, ressaltou o vereador. Os representantes da empresa já haviam sido convidados para uma sessão especial no ano passado.
Em tom mais elevado, o vereador Márcio Almeida (PPS) saiu em defesa do requerimento, e salientou que é preciso ir a fundo nessa discussão. “Hoje, é um convite. Se precisar convocar, nós convocamos. Se precisar de outras ações mais robustas, tenho certeza que essa Casa não vai se furtar em fazer”, ressaltou.

O contrato entre a AC Park e a Prefeitura de Guaratinguetá foi firmado em 2015, e tem dez anos de duração, podendo ser prorrogado por mais cinco. A AC Park foi solicitada para responder sobre o convite feito pela Câmara Municipal e a denúncia apresentada por Dias, mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento dessa matéria.

Procurada pela reportagem, a emprega se limitou apenas a destacar que “as respostas estão sendo encaminhadas à Câmara Municipal e aos órgãos competentes”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?