Usuários reclamam de más condições de unidade de saúde em Guaratinguetá

Pacientes da UBS Pedrinhas enfrentam problemas há mais de ano com infiltração e goteiras

Vista interna do posto de atendimento com sinais visíveis de goteiras, onde pacientes reclamam do cheiro de mofo (Colaboração)
Vista interna do posto de atendimento com sinais visíveis de goteiras, onde pacientes reclamam do cheiro de mofo (Colaboração)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Neir Augusto Ortiz Pereira, no bairro Pedrinhas, em Guaratinguetá, tem sido alvo de reclamações dos usuários. Segundo eles, a unidade sofre com quedas de energia, infiltrações e mofo em várias paredes, e no teto, goteiras, entre outros problemas estruturais.
De acordo com o paciente Davi Lima, quando chove, o refeitório da unidade de saúde parece mais uma cachoeira, e devido às goteiras, o cômodo está sofrendo com infiltrações. “A parede está ficando toda embolorada, sabemos que a umidade na parede pode comprometer a estrutura, além dos problemas que pode causar à saúde dos funcionários e dos pacientes”, comentou.
Lima afirmou que devido às telhas que estão quebradas, há goteiras que pingam dentro do refeitório da unidade de saúde. “Os funcionários do postinho tem de dividir o espaço com baldes d’água e goteiras. É lamentável uma situação dessas em uma unidade de saúde que tem de estar preparada para receber os pacientes que buscam por atendimento, quase sempre debilitados.”
Segundo o engenheiro civil Pablo Rodrigues, se deixada sem tratamento, a infiltração pode corroer o baldrame [tipo de fundação comum em pequenas construções, composta por uma viga de alvenaria, concreto simples ou armado construída diretamente sobre o terreno] e, até mesmo, comprometer a estrutura.
Segundo o secretário de Saúde, Edson Riccomi, a reforma das UBSs em Guaratinguetá enfrentou problemas burocráticos em relação a licitações, o que acabou atrasando as obras. Mas a intenção é que nos próximos meses a reforma dos postos de saúde esteja em andamento.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?