Unidade de Saúde do Pingo de Ouro é entregue após adequações

Cerca de oitocentos atendimentos serão feitos por mês; Prefeitura alugou novo espaço para saúde da zona rural

Uma das salas de atendimento, da nova unidade de Saúde entregue em Guará; quase mil atendimentos mensais (Foto: Divulgação PMG)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Unidade de Saúde do Pingo de Ouro foi inaugurada na última quinta-feira (6). O bairro, que fica na zona rural de Guaratinguetá, tinha como referência para atendimentos a Unidade Básica de Saúde do Parque São Francisco, desde dezembro. Com a inauguração do novo espaço, a Prefeitura estima que oitocentos atendimentos sejam realizados por mês.

Além do Pingo de Ouro, a unidade pode atender moradores de bairros vizinhos, como Retiro, Bom Jardim, Bom Jardim 2, Los Angeles e São Sebastião. A Unidade de Saúde funcionará em um imóvel alugado para a Prefeitura, que foi preparado e adaptado com rampa de acessibilidade, corrimãos e pintura. As melhorias na estrutura foram arcadas pelo próprio proprietário.

O investimento em mão de obra foi baixo, segundo o prefeito Marcus Soliva (PSC), que confirmou que será pago um aluguel ao proprietário do imóvel, que fica na parte alta do bairro. “Será pago um aluguel, entre R$ 2,5 mil e R$ 3 mil”.

A unidade conta com uma equipe de ESF (Estratégia e Saúde da Família) e tem salas de farmácia, vacina e local apropriado para curativos. De acordo com a secretária de Saúde, Maristela Macedo, foi difícil encontrar um imóvel na região que tivesse boa estrutura para recepção de uma unidade de atendimentos. “Essa é uma unidade nova e adequada. A outra tinha problemas estruturais graves, principalmente na rede elétrica. Quando chovia, saía pelos conduítes. Então, hoje entregamos um local com boa capacidade de atendimentos. A ESF é a territorialização é feita pelo número de pessoas. Como é um bairro que não tem uma densidade demográfica muito alta, ele acaba se expandindo para o resto da região para completar a população do bairro”, explicou.

O médico responsável pela unidade do Pingo de Ouro é integrante do programa federal Mais Médicos. A equipe de atendimento é completa e a UBS funcionará de segunda à sexta-feira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?