Suspensão de licitação da Zona Azul de Guará chega ao terceiro mês e segue sem prazo para reabertura

Escolha de empresa que vai controlar o estacionamento rotativo foi suspensa em fevereiro; secretário não tem previsão de datas para retomada do sistema

Parquímetro que funcionava em rua da região central de Guaratinguetá aguarda retomada do Zona Azul (Foto: Arquivo Atos)
Parquímetro que funcionava em rua da região central de Guaratinguetá aguarda retomada do Zona Azul (Foto: Arquivo Atos)
Leandro Oliveira
Guaratinguetá
A licitação que vai definir a nova gerenciadora da Zona Azul de Guaratinguetá permanece suspensa. A suspensão ocorreu em fevereiro, mês que era apontado como limite para definição da vencedora do certame. A secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança, responsável pelo projeto, não tem previsão de quando o certame será novamente aberto.Sem o sistema de estacionamento rotativo, os motoristas que precisam ir até a região central de Guaratinguetá sofrem para conseguir encontrar vagas livres. Ruas como Nove de Julho, Sete de Setembro, Rafael Brotero e Duque de Caxias são quatro das que mais concentram veículos estacionados por horas. “Tem gente que trabalha por aqui, vem de carro, deixa o veículo na vaga de manhã e só tira no fim da tarde. Enquanto isso, outros motoristas que precisam ir a bancos ou em alguma loja precisam estacionar longe do destino ou deixam o carro em estacionamento. Com a Zona Azul era bem mais fácil, pois tinha rotatividade. Nunca alguém ficava por horas no mesmo lugar ocupando uma vaga que poderia ser usada por outras pessoas”, contou Juliano Oliveira, morador do Engenheiro Neiva.A suspensão ocorreu após empresas concorrentes na licitação darem entrada com apontamentos no Tribunal de Contas do Estado. O TCE suspendeu o certame temporariamente, porém, quase três meses após a suspensão, o processo de contratação ainda não foi retomado. O secretário de Mobilidade Urbana, Marco Antônio ‘Major’ de Oliveira, afirmou que o setor recebeu a avaliação do TCE e está elaborando a correção do documento.
“A nossa secretaria e a Administração está analisando todos os quesitos apresentados para em breve fazermos uma nova abertura do edital referente ao estacionamento rotativo”, afirmou.

Indagado sobre prazos para a reabertura do processo e escolha da empresa vencedora, o secretário respondeu que não tem previsão de datas. “Ainda está sendo analisada pela secretaria de Administração todos os quesitos apresentados pelo TCE para que possamos publicar, fazer a correção e complementações do novo edital”, concluiu.

Sete empresas demonstraram interesse no certame e a maioria delas fizeram visitas técnicas ao município em fevereiro. Na última semana surgiu um boato de que a licitação teria sido cancelada, porém o secretário negou e confirmou que o processo licitatório encontra-se suspenso até o momento.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?