Soliva e Francisco Carlos iniciam transição dois meses após eleição

Prefeito eleito busca detalhes de condições financeiras e estruturais da administração para início de mandato

Soliva e Francisco Carlos, que iniciaram transição há um mês da posse; preocupação com saúde financeira (Foto: Arquivo Atos)
Soliva e Francisco Carlos, que iniciaram transição há um mês da posse; preocupação com saúde financeira (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A transição entre os prefeitos de Guaratinguetá tem início nesta semana. No último dia 28, Marcus Soliva (PSB) e Francisco Carlos (PSDB), eleito e atual prefeito respectivamente, se reuniram no gabinete do Executivo. Na pauta do encontro estavam os detalhes sobre o processo de troca do comando na cidade.

De acordo com Soliva, foi encaminhado um questionário ao Executivo referente ao atual cenário municipal. “Pedi a agilização o mais rápido possível e enviei uma lista com 28 perguntas sobre contratos, projetos, programas que estão em aplicação, obras que estão em andamento e quadro funcional”, explicou o novo prefeito.

No documento, a atual administração é indagada também se existe alguma dívida pendente e o que está projetado de pagamento para os próximos vinte dias.

A expectativa é de que a transição, de fato, comece entre esta quarta e quinta-feira. “Espero que esse questionário seja respondido com antecedência para que a gente chegue na transição com todos os dados levantados para entender como está funcionando a administração pública”, salientou Soliva.

Secretariado – Os novos secretários só serão divulgados oficialmente na segunda quinzena deste mês, mas Soliva já adiantou, durante entrevista, alguns nomes confirmados. Maristela Siqueira, atual diretora do DRS (Departamento Regional de Saúde), foi confirmada como secretaria de Saúde.

Além de Maristela, Marcus Soliva confirmou que Miguel Sampaio assumirá a diretoria e presidência da Saeg (Serviço de Águas e Esgotos de Guaratinguetá). Márcio Chagas chefiará a secretaria de Administração, Petrônio Vilela encabeçará a pasta de Justiça e Cidadania e Valezi nas Relações Institucionais. Joel Pinho também foi confirmado pelo prefeito como secretário de Esportes.

Felício Murade foi convidado informalmente por Soliva para liderar a secretaria de Turismo e está analisando a proposta. Soliva e Murade tiveram uma reunião na semana. Paulo Barros é o mais indicado para assumir a Agricultura. José Carlos Porto, conhecido como Lelé Porto, e o vereador João Pita (PSB) estão no páreo pela chefia de gabinete. O prefeito garantiu que ainda não decidiu qual dos dois assumirá o cargo.

“Ainda não decidi. Estamos em conversa com ele e o Lelé, que está nessa atribuição. Provavelmente pode ser ele, mas também temos o João Pita (atual vereador e reeleito pelo PSB). Estamos em fase de definição e não temos pressa para fechar os secretários”, contou Soliva. “João Pita faz parte da equipe que está entre chefia de gabinete e outra secretaria”, concluiu.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?