Soliva é eleito vice-presidente da RMVale em decisão unânime

Votação com participação de 39 cidades elege prefeito de Paraibuna, como presidente do órgão regional

Soliva e Vitão (da esquerda para a direita) os novos vice e presidentes da RMVale, eleitos na última quarta-feira (Foto: Julliana Aguilera)
Soliva e Vitão (da esquerda para a direita) os novos vice e presidentes da RMVale, eleitos na última quarta-feira (Foto: Julliana Aguilera)

Juliana Aguilera
Região

Uma reunião na última quarta-feira, em São José dos Campos, definiu o grupo que presidirá o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O prefeito de Paraibuna, Victor de Cassio Miranda, o Vitão (PSBD), foi eleito presidente enquanto o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB), assume como vice-presidente.

A votação envolveu 39 prefeitos das cidades do Vale e o representante do Estado. Vitão, que compôs a vice-presidência junto do presidente Frederico Guidoni Scaranello (PSDB), prefeito de Campos do Jordão, salientou a importância da união dos chefes municipais para desenvolver projetos na Região Metropolitana.

Já Soliva relembrou que existem diversas pendências com o governo do Estado. “Foi prometido, no ano passado, investimento de monitoramento de câmeras nas entradas das cidades do Vale. Tinha até verba destinada, mas acabou não ocorrendo. Vamos tentar por essa demanda junto ao governo”.

Outras propostas são melhorias na saúde pública, infraestrutura urbana e segurança. A região é recordista há anos como uma das mais violentas do Estado em avaliações da secretaria de Segurança Pública do Estado.

“O contingente policial diminuiu ao longo dos anos e o índice de criminalidade aumentou. No estado de São Paulo o índice é de dez homicídios para cada cem mil habitantes. No Vale, ele é maior. Em Guaratinguetá é de 16 e em Lorena de 32”, explicou Soliva, que afirmou ainda que buscará investimentos em tecnologia, viaturas e polícia de inteligência.

O prefeito guaratinguetaense lembrou que nos próximos dias haverá a liberação de recursos para a pavimentação de cidades da região. “É algo em torno de R$ 50 milhões a R$ 60 milhões. As prefeituras já encaminharam as documentações”, contou.

Urnas – Em seguida à votação na presidência da RMVale, foram eleitos os membros do Conselho do Fundo do Vale, que são representantes de prefeituras, do Estado e da agência de Desenvolvimento. O prefeito de Cunha, Rolien Guarda Garcia (PSB) foi eleito o presidente. O Fundo tem função de captação de verbas do Estado, de prefeituras e da iniciativa privada.

Também foi informado a elaboração do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado). Com recursos financeiros já captados, a Agemvale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) será responsável pela sua execução.

Protocolos – A próxima reunião está marcada para o dia 2 de julho, quando serão assinados dois protocolos: de inauguração do Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos e de adesão das prefeituras ao Programa Recomeço, desenvolvido pela secretaria de Desenvolvimento Social.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?