Sindicato aprova 5,07% e descarta greve no transporte público de Guará

Assembleias dizem sim para empresas e ônibus circulam normalmente; debate sobre reajuste salarial e benefícios chegaram a dois meses

Ônibus que faz o trabalho de transpor público de Guará; impasse que ameaçou TUG acabou barrado após acordo (Foto: Leandro Oliveira)
Ônibus que faz o transpor público de Guará; impasse que ameaçou TUG acabou barrado após acordo (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba aceitou a proposta das empresas São José e Oceano, que prestam o serviço nas linhas municipais de Guaratinguetá. Após duas assembleias, na última quinta-feira, motoristas e cobradores decidiram aprovar o reajuste de 5,07% nos vencimentos, além da PLR (Participação de Lucros e Resultados) e vale alimentação.

Cerca de cem trabalhadores ligados ao TUG (Transporte Urbano de Guaratinguetá) aceitaram a segunda proposta das empresas, que manteve a porcentagem de aumento nos salários, acrescidos dos benefícios. “Existe uma convenção de trabalho, ela rege para várias empresas, e as duas únicas que estavam inadimplentes eram a São José e Oceano. Agora foi alinhado. A partir de setembro serão reajustados os salários e benefícios. A partir de 20 de outubro será o tíquete alimentação que sofrerá reajuste”, esclareceu o presidente do Sindicato dos Condutores do Vale, Elias Pereira.

A categoria também negociava o pagamento da participação de lucros. O Sindicato informou que a PLR será paga em duas parcelas, a primeira em 20 de fevereiro e a segunda em 20 de março. “O Sindicato precisa do apoio dos trabalhadores para tomar qualquer decisão, principalmente quando se trata de questões salariais”, concluiu o presidente.

Com o acordo, não haverá greve no transporte público do município e o serviço seguirá sendo prestado normalmente. A negociação se estendia há pelo menos um mês. Há duas semanas os trabalhadores haviam recusado a proposta inicial e decretado estado de greve. As assembleias pararam o transporte coletivo no município em dois horários, das 10h às 11h e das 14h às 15h. Elias Pereira afirmou que os salários dos trabalhadores serão reajustados, com percentual em 5,07%, em setembro, retroativos a 1 de maio.

Em outubro, a empresa Oceano inicia o novo contrato de prestação de serviço sobre o transporte público em Guaratinguetá. A empresa venceu a licitação e será responsável pelo serviço de forma exclusiva no município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?